sábado, novembro 25, 2006

VALORIZAÇÃO DOS CLUBES E SOCIEDADES NEGRAS É TEMA DE ENCONTRO EM SANTA MARIA

por Fabiane Machado

Photobucket - Video and Image Hosting

Assinatura do edital da licitação da obra do Museu Treze de Maio abriu a programação do Encontro (Foto: Fabiane Machado)
25/11/2006 - 11:59:54h

O resgate da memória e a valorização dos patrimônios das entidades negras está sendo discutido por representantes de clubes e sociedades de várias partes do país que estão participando, em Santa Maria, do I Encontro Nacional de Clubes e Sociedades Negras, que encerra neste domingo. A assinatura do edital de abertura da licitação da reforma da sede do Museu Treze de Maio marcou o início das atividades do Encontro, na manhã deste sábado. Assinaram o edital, o Prefeito Valdeci Oliveira, a diretora do Museu, Giane Escobar e o presidente da Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio, Jorge Marinho.

O Museu foi tombado como patrimônio histórico e cultural de Santa Maria em 2004. A reforma será feita através uma emenda parlamentar do Deputado Federal Paulo Pimenta, no valor de R$ 100 mil. O ato, que concretizou o início de uma obra bastante esperada pela comunidade negra, foi marcado pela emoção dos representantes do Museu, do Movimento Negro e da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Comunidade Negra. “Temos hoje o resultado de uma luta pela valorização de um espaço histórico”, destacou a diretora da entidade, Giane Escobar. O Prefeito Valdeci Oliveira lembrou que vem acompanhando a luta de todos que sonhavam pelo resgate do Museu e ainda reforçou a importância de Santa Maria ser sede do Encontro Nacional de Clubes e Sociedades Negras, por ser uma marca histórica e de grande responsabilidade. Valdeci ainda destacou o desafio da Prefeitura ter criado a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Comunidade Negra, um setor dedicado à defesa da igualdade racial.

As discussões propostas pelo evento iniciaram com o tema: Experiência de Outros Territórios Negros: Vínculos na Resistência. Na mesa redonda, foram apresentadas as experiências da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, do Governo Federal – SEPPIR e da implantação do Conselho Nacional de Igualdade Racial e também da Sociedade Protetora dos Desvalidos, órgão não-governamental que luta pelos direitos da comunidade negra desde os tempos da abolição da escravatura.

Participaram da abertura do Encontro, o Prefeito Valdeci Oliveira, o conselheiro nacional de Igualdade Racial, Oliveira Silveira, a assessora técnica da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Sueli Chan, a Vereadora Misiara Oliveira, o Secretário de Educação, Pedro Maboni, o Secretário de Cultura, Humberto Zanatta, a Secretária de Assistência Social, Eva Borba, a coordenadora do Museu Treze de Maio, Giane Escobar, o Subprocurador do Município, Fernando Porto, o coordenador de Políticas Públicas para a Comunidade Negra, Dilmar Lopes e o presidente da Associação Amigos do Museu Treze de Maio, Jorge Marinho.

Cidades que estão participando do Encontro:

Rio Grande do Sul:
Bagé
Butiá
Tupanciretã
Júlio de Castilhos
Caçapava do Sul
Restinga Seca
Alegrete
Ijuí
Dom Pedrito
Novo Hamburgo
Rio Pardo
Camaquã
São Leopoldo
Canoas
Arroio dos Ratos
Rio Grande
Uruguaiana
Candelária
Passo Fundo
Santa Cruz do Sul
Porto Alegre
São Gabriel
Venâncio Aires
Carazinho
Pelotas

Outros estados:
São Carlos- São Paulo
Rio Claro- São Paulo
Rio de Janeiro
Florianópolis- Santa Catarina
Brasília- Distrito Federal
Salvador- Bahia

www.santamaria.rs.gov.br

Nenhum comentário: