quarta-feira, novembro 22, 2006

CLUBES E SOCIEDADES NEGRAS PROMOVEM ENCONTRO NACIONAL NO RIO GRANDE DO SUL

por Isabel Clavelin

Photobucket - Video and Image Hosting

A revitalização dos espaços de cultura negra será a tônica do 1º Encontro Nacional de Clubes Negros que se inicia em Santa Maria (RS) nesta sexta-feira, 24, às 14h, no Park Hotel Morotin RS 287 - Km 62. A iniciativa, realizada pela Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) da Presidência da República em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria, pretende apontar caminhos para a valorização do patrimônio imaterial e material afro-brasileiro destacando os clubes negros – associações constituídas como alternativa de sociabilidade dos negros impedidos de freqüentar as demais sociedades em decorrência do racismo e da discriminação racial.

A solenidade de abertura está marcada para o sábado (25), às 9h, na presença de autoridades do governo federal, estaduais e de Santa Maria. Após a cerimônia, o painel Experiência de Outros Territórios Negros: Vínculos na Resistência evidencia as vivências da Fundação Cultural Cartola de registro da memória das velhas-guardas da Mangueira, Império Serrano, Portela, Salgueiro através de parceria com a Seppir e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a atuação sociocultural do bloco-afro Ilê Aiyê, dos espaços de convivência negra estimulados pelas religiões de matriz africana relatados pelo terreiro baiano Tanuri Junçara e da cultural tradicional dos quilombos apontados pela Conaq (Coordenação Nacional de Quilombos).

Ainda pela manhã, no Painel Governamental o governo federal abordará as políticas públicas existentes e a viabilização de projetos para a preservação da cultural afro-brasileira nas participações da Seppir, Iphan, Ministério da Cultura e Fundação Cultural Palmares. Ao longo do segundo dia do encontro, serão pontuadas a historicidade das sociedades e clubes negros, as possibilidade de empreendedorismo e auto-sustentabilidade, além da estruturação de centros de cultura e museus comunitários para valorização da memória negra.

O domingo (26) está reservado para dinâmicas em grupos de trabalho e plano de ação das sociedades e clubes negros para revitalização, acesso às políticas públicas e negociação com o governo federal para serem reconhecidos como patrimônio material e imaterial afro-brasileiro.

O público do 1º Encontro Nacional de Clubes Negros está estimado em cem representantes de sociedades, agremiações e clubes, sendo 30 clubes negros gaúchos e 17 dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Durante a incursão pelo Rio Grande, a Comissão Organizadora localizou sociedades negras tradicionais em cidades-pólo como Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Santa do Livramento, Bagé, Alegrete, Uruguaiana, Pelotas, Rio Grande, Passo Fundo, Ijuí, Rosário do Sul, Osório, entre outras.

1º Encontro Nacional de Clubes Negros
Data: 24 a 26 de novembro de 2006
Local: Park Hotel Morotin RS 287 - Km 62 – Santa Maria (RS)
Horário:
24/11 das 14h às 19h
25/11 das 9h às 21h
26/11 das 8h30 às 19h
Informações: (55) 3221-8562
Coordenadoria de Políticas
para o Povo Negro – Santa Maria (RS)

************************
Assessoria de Comunicação Social Seppir / PR
Isabel Clavelin
(51) 9131-6517
Isabel.clavelin@planalto.gov.br
Isabel.clavelin@uol.com.br

Nenhum comentário: