domingo, novembro 19, 2006

PROGRAMAÇÃO EM TORNO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA SEGUE ATÉ DEZEMBRO

Folha de Pernambuco Digital
da Agência Brasil
www.folhape.com.br

Brasília - Os eventos relacionados ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado amanhã (20), não ficarão restrita a essa data. Até o início de dezembro, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em parceria com entidades sociais de vários estados brasileiros promove uma extensa agenda de atividades.

Nesta segunda-feira (20), acontece café da manhã com embaixadores africanos, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Em Salvador, o Ministério da Cultura lança edital para construção da estátua Zumbi dos Palmares na cidade. Também no dia 20, haverá lançamento do edital do concurso nacional de redação sobre o “Dia da Consciência Negra – 35 anos” para escolas de ensino médio fundamental.

Ainda para amanhã, deve ocorrer um pronunciamento, em rede nacional de rádio e TV, da ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro.

Já entre os dias 23 e 25 de novembro, em Salvador, será realizado o 2º Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional da População Negra. O diretor de Políticas de Ações Afirmativas da Seppir, Jorge Luiz Carneiro de Macedo, lembra que, de cada dez brasileiros que passam fome no Brasil, 7,8 são pretos ou pardos. Para ele, é importante promover ações específicas para esse grupo de brasileiros. “A população negra é a mais atingida pela insegurança alimentar. Há uma necessidade de fazer um recorte, porque há um grupo sendo muito mais atingido”, afirmou o diretor.

Macedo conta ainda que, entre outros eventos de destaque, está o Encontro Nacional de Clubes Negros, entre os dias 24 e 26 de novembro, em Santa Maria (RS). O público do evento é formado por representantes de sociedades, agremiações e clubes, além de ativistas quilombolas e religiosos de matriz africana. Segundo a Seppir, eles vão farão um debate sobre as estratégias de revitalização dos espaços culturais e de convivência negros.

Em Recife (PE), haverá, no dia 28, a solenidade de titulação de quilombos e entrega do Prêmio Territórios Quilombolas e, no dia seguinte (29), será apresentado o projeto “Programação Brasil Quilombola: Resultado da Gestão – Promoção Seppir-.

E em 1º de dezembro, haverá abertura da exposição "Samba como Patrimônio Imaterial e Cultura", no Centro Cultural Cartola, no Rio de Janeiro, uma parceria da Seppir com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “A idéia é levantar toda a história do samba no Brasil”, diz o diretor de Políticas de Ações Afirmativas da Seppir.

A programação completa está disponível na página da Seppir na internet: http://www.planalto.gov.br/seppir/.

Nenhum comentário: