domingo, novembro 26, 2006

MINISTRA MATILDE RIBEIRO PARTICIPA DO ENCONTRO NACIONAL DE CLUBES E SOCIEDADES NEGRAS EM SANTA MARIA

por Tiago Machado

A Ministra da Secretaria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, participou na manhã deste domingo (26) do encerramento do 1º Encontro de Clubes e Sociedades Negras. O evento é uma promoção do Governo Federal e da Prefeitura Municipal. Além de realizar uma reunião com o Prefeito Valdeci Oliveira, que também participou do Encontro, a ministra fez um pronunciamento no evento, onde ela anunciou que as prioridades do próximo mandato do Governo Federal serão o desenvolvimento econômico e social, a distribuição de renda e a educação.

Photobucket - Video and Image Hosting
Valdeci elogiou o trabalho da ministra no Governo Federal

A Ministra também defendeu que o movimento negro continue realizando parcerias e trabalhos junto com o Governo Federal. “Já houve avanços importantes, mas o trabalho precisa continuar”enfatizou ela. A ministra também elogiou o Prefeito Valdeci Oliveira por ter sido o primeiro prefeito do Brasil a ter convidado ela para visitar a cidade, logo após ela ter assumido o cargo em Brasília. Matilde ainda convidou Valdeci a participar de uma reunião que será realizada na primeira quinzena de dezembro em São Paulo com todos os prefeitos que mantém convênios com o Governo Federal na área da Promoção da Igualdade Racial como Santa Maria.

Já o Prefeito Valdeci defendeu em seu discurso que a Ministra Matilde Ribeiro continue coordenando a Secretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial durante o segundo mandato do Presidente Lula. “A Secretaria está realizando um grande trabalho de parceria com os municípios e isto deve continuar”, disse o prefeito.

O Vice-Prefeito Werner Rempel, e os Secretários Municipais de Assistência Social, Eva Borba, de Cultura, Humberto Gabbi Zannatta, e de Educação, Pedro Maboni, também prestigiaram a participação da ministra no Seminário.

MUSEU 13 DE MAIO – Durante a abertura do 1º Encontro Nacional de Clubes e Sociedades Negras no último sábado (25) , o Prefeito Valdeci Oliveira assinou a abertura do edital de licitação das obras de reforma do Museu 13 de Maio, que retrata a cultura negra em Santa Maria. Assinaram o edital, o Prefeito Valdeci Oliveira, a diretora do Museu, Giane Escobar e o presidente da Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio, Jorge Marinho.

O Museu foi tombado como patrimônio histórico e cultural de Santa Maria em 2004. A reforma será feita através uma emenda parlamentar do Deputado Federal Paulo Pimenta, no valor de R$ 100 mil. O ato, que concretizou o início de uma obra bastante esperada pela comunidade negra, foi marcado pela emoção dos representantes do Museu, do Movimento Negro e da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Comunidade Negra.

Foto: Tiago Machado
www.santamaria.rs.gov.br

Nenhum comentário: