segunda-feira, novembro 20, 2006

EM DEBATE A CONSCIÊNCIA NEGRA

por Jamille Padoin Bonini e Eliana Machado de Linhares (da redação)

Hoje, a partir das 19h, na sede do Museu Treze de Maio, em Santa Maria, acontece o lançamento do 1º Encontro Nacional de Clubes e Sociedades Negras, que vai ser realizado de 24 a 26 de novembro no Park Hotel Morotin.

No encontro, vão participar representantes de clubes negros de vários estados e, também, espera-se a presença da ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro.

As comemorações da data relativa à consciência negra iniciaram na semana passada. No dia 16, na Câmara Municipal de Vereadores, a comunidade afro-descendente participou da Comenda Zumbi dos Palmares em memória ao personagem.

Os indicados para receber a Comenda Zumbi dos Palmares foram Doroti Santos Lucas, Ari e Maria do Carmo Oliveira dos Santos e Ari Xavier da Rosa. Na sessão, foi realizado um breve histórico de Zumbi dos Palmares.

Os homenageados tiveram papel de destaque na história santa-mariense. Doroti é professora e já exerceu funções nos colégios João Belém, Cilon Rosa, Fátima e Santa Maria. Maria do Carmo representa o movimento Negrinho do Pastoreio que resgata a cultura e a música negra. Já Ari da Rosa trabalhou na rede ferroviária e foi presidente da escola de Samba Unidos do Itaimbé.

UNIFRA - Centro Universitário Franciscano
Agência CentralSul de Notícas
Núcleo Experimental de Jornalismo
www.agenciacentralsul.org

Nenhum comentário: