terça-feira, maio 18, 2010

Evento discute situação do negro

 

ANO 115 Nº 230 - PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 18 DE MAIO DE 2010

Evento discute situação do negro

A Rede Afro-Gaúcha de Profissionais do Direito quer aprofundar o debate envolvendo questões sociais referentes aos afrodescendentes no país e no RS. Para tanto, está promovendo, na quinta-feira, o seminário Olhares Diferenciados sobre a Tríade Juventude Negra, Segurança Pública e Violência. O evento ocorrerá no auditório da Faculdade de Direito da Ufrgs, a partir das 18h30min, e conta com o apoio do Grupo Record RS, tendo o vice-presidente do grupo, Fabiano Freitas, como um dos palestrantes.
Conforme o coordenador da Rede Afro-Gaúcha de Profissionais do Direito e procurador do Estado, Jorge Terra, o objetivo principal é discutir a formação e o acesso de afrodescendentes e de jovens carentes dentro das diferentes áreas do Direito. "Essa ideia partiu da observação de que é necessário preparar esses futuros acadêmicos com um curso que lhes traga noções que vão da autoestima, passando pelo compromisso social e chegando ao empreendedorismo, pois muitas vezes faltam perspectivas e informações sobre como eles devem atuar em um mercado competitivo", disse Terra. Ele lembrou que existem no RS apenas três procuradores de Estado negros, apenas um desembargador e um juiz e dois procuradores de Justiça afrodescendentes. "Precisamos proporcionar condições a que todos possam acessar essas carreiras, mostrando a real diversidade social que há no RS", argumentou.
Terra destacou o fato de que os eventos da rede são uma forma de disseminar a ideia, a fim de que novos parceiros possam se somar. "Já contamos com parcerias da OAB/RS, MPE, Ajuris, Fundação Cultural do Sport Club Internacional e Faculdade Dom Bosco, para fazer esse curso acontecer", sustentou.
fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário: