quinta-feira, abril 08, 2010

Chamada pública para pequenos projetos sociais

 

O Programa Ação para Crianças, desenvolvido pela CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço, lança uma chamada pública para pequenos projetos sociais que visem beneficiar, direta ou indiretamente, a infância e adolescência.

Além de contribuir para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, o Programa Ação para Crianças visa ainda promover a criatividade e a inovação das organizações na mobilização de recursos, através da sensibilização e da participação da população em geral para as causas defendidas por elas. A CESE dobra o valor arrecado em ações promovidas pelos projetos!

O período de recebimento das propostas é de 05 de abril até 16 de maio de 2010.

CESE lança chamada para projetos
(04/04/2010)


Por meio do Programa Ação para Criança, a entidade receberá projetos até o dia 16 de maio de 2010.
A proposta da iniciativa é dobrar o valor arrecado em pequenos projetos que beneficiem crianças e adolescentes utilizando a metodologia da dupla participação.

O Programa Ação para Crianças, desenvolvido pela CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviço lança uma chamada pública para pequenos projetos sociais que visem beneficiar, direta ou indiretamente, a infância e adolescência. O período de recebimento das propostas é do dia 29 de março até 16 de maio de 2010.

Para participar os interessados devem enviar exclusivamente a proposta de projeto para projeto@cese.org.br (não serão considerados projetos enviados por correio ou para outros endereços eletrônicos da CESE). O arquivo encaminhado deve conter a proposta com orçamento e plano da atividade de mobilização de recursos. Os projetos recebidos serão analisados a partir da clareza do trabalho apresentado para o benefício de crianças e adolescentes, mesmo que indiretamente. A divulgação dos projetos selecionados será feita pelo site da CESE –www.cese.org.br – no dia 16 de junho de 2010.

A CESE dá prioridade aos chamados “pequenos projetos”, de caráter pontual, que tornam seu apoio uma “semente” que, somada ao empenho dos grupos beneficiários, deve germinar, crescer e multiplicar-se. A CESE respeita a autonomia dos grupos apoiados e incentiva a participação popular nas políticas públicas, evitando, desta forma, criar laços de dependência. Com esta chamada de projetos, a CESE quer conhecer, apoiar e dar visibilidade a iniciativas voltadas para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, por meio do Programa Ação para Crianças, que adota a metodologia de ‘Dupla Participação’.

Para mais informações e link do formulário para elaboração de projetos, visite a página do Programa Ação Para Crianças, clicando aqui.

Dupla Participação e benefício social
O objetivo do Programa Ação para Crianças é inovador, pois estimula que as organizações e movimentos populares construam, através da metodologia de ‘Dupla participação’, uma maior auto-sustentação financeira por meio de ações de mobilização de recursos envolvendo a comunidade, parceiros locais, doações de empresas etc. São duas as formas de mobilização:

a) A organização que tem um projeto a ser desenvolvido realiza uma atividade (ou várias) de mobilização de recursos, depois envia para a CESE o que foi obtido e a CESE envia de volta esse valor dobrado.

b) Um grupo (estudantes, amigos, vizinhos, associação) mobiliza recursos para apoiar o projeto de uma outra organização. O valor arrecadado nas atividades de mobilização é enviado para a CESE e volta dobrado para a entidade que executará o projeto.


Participação da sociedade
A proposta da CESE com o Programa Ação para Crianças é promover a criatividade e a inovação das organizações na mobilização de recursos, através da sensibilização e da participação da população em geral para as causas defendidas por elas.

Em Vitória da Conquista/BA, a Creche Joana D’Arc elaborou o Projeto Viva Infância – que visava qualificar as atividades de desenvolvimento emocional, psicológico e motor das crianças. Para mobilizar o recurso a equipe pedagógica junto com a população local, realizou um bazar que arrecadou R$ 2.185,50, tendo o recurso dobrado pela ‘Dupla Participação’. Os R$ 4.371,00 serviram para comprar os equipamentos educativos e brinquedos pedagógicos da nova brinquedoteca que agora atende 175 meninos e meninas, de 2 a 6 anos. Além disso, a CESE oferta, de acordo com a disponibilidade do estoque, material para auxiliar na mobilização de recurso (cartazes, panfletos, balões e camisetas) e o guia de mobilização de recursos que conta com uma série de atividades já realizadas por grupos populares e que podem servir como “inspiração” à elaboração da sua atividade.

Programa Ação para Crianças

Até o final de 2009 o Programa beneficiou 12.757 meninos e meninas em diversos Estados do País. Agora quer fortalecer a participação de escolas, organizações não governamentais, igrejas, sindicatos, associações de bairro, entre outros grupos.

Mais informações sobre os critério e o processo de apresentação de projetos para a CESE estão disponíveis na página Ação para Crianças.

CESE desde 1973 incentivando ações sociais

A CESE atua há 36 anos com movimentos e organizações de luta pela garantia de direitos no Brasil. Desde 73 já apoiou cerca de 10 mil iniciativas, numa média de 400 projetos por ano, voltados a mais de 9,5 milhões de pessoas. Grupos de pequenos produtores, sem-teto, trabalhadores da economia solidária, povos indígenas, quilombolas, crianças e adolescentes, foram beneficiados pela instituição. A CESE quer fortalecer as organizações da sociedade civil, especialmente as populares, empenhadas nas transformações políticas, econômicas e sociais. Ações que conduzem a uma democracia com justiça. Mais sobre a www.cese.org.br.

_____________

New Earth Leaders

07/04/10

“A ABDL – Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças prorrogou as inscrições para o programa de formação de Lideranças em Sustentabilidade – New Earth Leaders, uma inédita parceria educativa internacional com o propósito de fomentar entre jovens executivos iniciativas práticas no campo da sustentabilidade.

O New Earth Leaders é dirigido a jovens profissionais do Brasil e da Holanda, que tenham especial interesse em colaborar com iniciativas voltadas a sustentabilidade e a responsabilidade social empresarial dentro de suas organizações. O programa foi inspirado nos princípios da Carta da Terra, declaração de princípios éticos nascida na Rio Eco-92 e tem como objetivo propiciar o desenvolvimento de liderança entre jovens profissionais, importantes protagonistas para um futuro sustentável.
Para mais informações e inscrições, que vão até o dia 30/04, acesse: www.abdl.org.br ou entre em contato: abdl@abdl.org.br e +55 11 37191532”

___________

Semiárido baiano ganha mais uma ferramenta de comunicação

06/04/10

O Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), entidade não-governamental com 19 anos de atuação a Bahia, lança mais uma estratégia de comunicação para divulgar ações focadas no desenvolvimento sustentável das comunidades sertanejas. Através de informativo eletrônico distribuído a partir desta segunda-feira (5), será possível conhecer iniciativas que estão melhorando significativamente a qualidade de vida de diversas famílias do semiárido baiano.

São atividades de incentivo à participação popular, construção de cisternas e outros equipamentos de armazenamento de água, incentivo à agricultura familiar com foco na agroecologia e economia solidária, entre outras.

Na primeira edição do informativo, três notícias estarão em destaque: a posse dos novos membros do Consea/Ba, a realização do I Seminário Estadual de Educação, Segurança Alimentar e Nutricional, além da série de oficinas sobre fiscalização das contas públicas, promovida pela campanha “Quem não deve não teme”.

As ações de comunicação do CAA também incluem divulgação em rádios, jornais, sites, entre outras iniciativas, viabilizadas por meio de diversos parceiros. Para saber um pouco mais sobre a entidade, basta acessar www.caabahia.org.br. Críticas e sugestões: contato@caabahia.org.br.

Nenhum comentário: