da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Maria
12/05/2004 - 18:46:51h
O prédio da Antiga Sociedade Cultural Ferroviária Treze de Maio, local onde será implantado o museu Treze de Maio, vai virar patrimônio histórico do município nesta quinta, 13, dia em que se comemora a Abolição da Escravatura. O tombamento provisório do local, ocorrerá às 17h, no gabinete do prefeito Valdeci Oliveira e contará com as presenças de representantes do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic) e da Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio (AAMTM).
Neste mesmo dia, será entregue ao prefeito o projeto de implantação do museu, que terá fotos, símbolos, e oficinas sobre a culinária africana e afro-brasileira. Também está previsto que o museu terá uma biblioteca sobre a cultura negra. Para implantar o museu, a prefeitura e o Conselho vão buscar um montante de R$ 500 mil junto à Lei de Incentivo a Cultura (Lic) e ao governo federal.
Com o tombamento da Sociedade Ferroviária, que já funcionou como um clube social exclusivo para afro-descendentes, nada poderá ser alterado no local sem o consentimento da Diretoria de Patrimônio do Município.
O prefeito Valdeci Oliveira considerou que o tombamento serve como resgate da dívida histórica que o povo brasileiro tem com a comunidade negra. “É mais do que justa a criação desse museu que deverá se tornar um símbolo para a comunidade afro”, afirmou ele.
Já foi aprovado pela Câmara de Vereadores, um convênio entre a prefeitura e a Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio para a utilização do museu. O documento estabelece que durante cinco anos a prefeitura se responsabiliza pelo pagamento de água e de energia elétrica e como contrapartida os estudantes da rede municipal terão entrada franca no local em determinadas datas. O prédio está situado na Rua Silva Jardim, nº 1407.
www.santamaria.rs.gov.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário