quarta-feira, maio 10, 2006

PREFEITO VALDECI OLIVEIRA E MINISTRA MATILDE RIBEIRO CONCEDEM ENTREVISTA COLETIVA À IMPRENSA

por Fabiane Machado

Photobucket - Video and Image Hosting
A Ministra Matilde Ribeiro (à direita) destacou ações da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial

Ministra da Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, chegou em Santa Maria nesta terça (09) e concedeu uma entrevista coletiva à imprensa na manhã desta quarta (10), acompanhada pelo Prefeito Valdeci Oliveira. A coletiva foi aberta pelo Prefeito, que aproveitou a ocasião para anunciar alterações no secretariado municipal. Valdeci informou que o ex-secretário interino de Saúde, Alexandre Bento, assumirá a Secretaria de Administração e Desenvolvimento Humano, tendo em vista que o titular da pasta, Mauro Müller, foi chamado em concurso público e atuará na Receita Federal. Também foram confirmados os nomes de Alex Lopes na Chefia de Gabinete e Genil Pavan como Secretário de Finanças. A posse dos novos secretários será realizada na sexta (12), às 10h30min, no Hotel Itaimbé.

Ainda durante a coletiva, o Prefeito convidou os presentes para o Jantar Comemorativo do Aniversário de 148 anos de Santa Maria. O evento será realizado no Park Hotel Morotin, às 20h. Durante o jantar, será lançada a campanha de valorização à cidade: “Cuide do seu Coração”. Antes de passar a palavra para a Ministra Matilde Ribeiro, o Prefeito fez um importante anúncio: os R$ 100 mil da emenda do Deputado Federal Paulo Pimenta, que garantirão a reforma da sede do Museu Treze de Maio, já estão depositados em conta da Prefeitura. Conforme Valdeci, o próximo passo será a abertura da licitação que definirá a empresa responsável pela obra.

Ministra destacou ações da Secretaria da Promoção da Igualdade Racial
A Ministra Matilde Ribeiro, que está participando de várias agendas em Santa Maria, falou sobre as ações da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial. A Ministra lembrou que, quando assumiu o cargo, em março de 2003, uma das primeiras visitas que recebeu foi a do Prefeito Valdeci Oliveira, o que demonstrou, conforme Matilde, a preocupação do Prefeito com a questão racial.

Segundo a Ministra, o trabalho da Secretaria Especial não se resume apenas à comunidade negra, também existem conexões com as políticas voltadas aos indígenas, ciganos, judeus e palestinos. Povos, que conforme Matilde, ainda enfrentam o preconceito. Sobre a política de cotas no ensino superior destinadas aos negros, a Ministra destacou que é um projeto importante e que impulsionará a inclusão sócio-educacional, mas não pode ser a única medida para garantir a qualidade do ensino superior e o acesso de todos. Matilde destacou projetos do Ministério da Educação que também contribuirão para o acesso ao ensino, como a Reforma Universitária e o Fundo para Educação Básica.

Para Matilde Ribeiro, ainda há muito a ser feito na área da igualdade racial, pois o Brasil tem uma herança histórica de discriminação e empobrecimento da comunidade negra: “Através das ações de Governo, somadas aos anseios e reivindicações da população, queremos somar forças”, finalizou a Ministra.

Foto: João Vilnei
www.santamaria.rs.gov.br

Nenhum comentário: