quinta-feira, maio 05, 2005

PREFEITURA MUNICIPAL E MOVIMENTO NEGRO PREPARAM DECRETO CONVOCATÓRIO PARA CONFERÊNCIA SOBRE POLÍTICAS DE IGUALDADE RACIAL

por Leonardo Moreti

Na próxima segunda-feira (09), em Santa Maria, será assinado um decreto convocando a comunidade local, e municípios da região, para a primeira Conferência Regional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A assinatura do decreto, elaborado pela Prefeitura Municipal e Movimento Social Negro Organizado, ocorrerá às 9h de segunda-feira, no gabinete do Prefeito Valdeci Oliveira. Para a diretora do Museu Treze de Maio e, também, uma das organizadoras da conferência em Santa Maria, Geane Vargas Escobar, o decreto oficial do evento é de extrema importância. “A relevância do decreto é que, a partir de sua assinatura, haverá um compromisso do poder público municipal em relação às demandas dessa conferência e, especialmente, às políticas de inclusão – dos segmentos historicamente discriminados, que estão sendo ou que devem ser implementadas no município de Santa Maria”, analisou Geane Escobar.

A Conferência Regional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial acontecerá em Santa Maria, no dia 21 de maio, das 8h às 18h. O evento é aberto ao público em geral. O local de realização da conferência será o auditório da Escola Técnica de Polícia Militar, no Quartel da Brigada Militar situado na rua Pinto Bandeira, nº 350, no bairro Nossa Senhora das Dores. O objetivo desta evento é preparar indicativos e propostas para a Conferência Estadual, que acontece em Porto Alegre nos dias 27, 28 e 29 de maio. Após a Conferência Estadual, as demandas serão encaminhadas para a Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a ser realizada em Brasília nos dias 30 de junho, 01 e 02 de julho.

O tema das conferências é “O Estado e a Sociedade Promovendo a Igualdade Racial”. A intenção dos eventos regionais, estaduais e nacional é de organizar diretrizes que fundamentarão o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial, do Governo Federal.

A CONFERÊNCIA REGIONAL EM SANTA MARIA

A Conferência Regional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial está sendo organizada por cerca de 17 entidades representativas de Santa Maria e Região. “São, na sua maioria, entidades negras que tratam questões raciais abrangentes bem como a problemática relacionada às questões de negritude”, pondera Nei de Ogum, que também é um dos organizadores do evento. O público estimado para o dia 21 de maio é de 400 pessoas que debaterão assuntos relacionados à questões étnicas.

Devido à complexidade da conferência foram montadas uma comissão organizadora do evento e cinco subcomissões. As subcomissões estão divididas em Comunicação, Relatoria, Regimento e Regulamento, Infra-estrutura, Articulação e Mobilização. As reuniões para preparação da conferência são abertas ao público, assim como os interessados em participar da organização do evento podem integrar uma das cinco subcomissões. Os encontros acontecem nas segundas-feiras, a partir das 17h, no 10º andar do prédio da Câmara da Indústria e Comércio de Santa Maria (Cacism), na rua Venâncio Aires, nº 2035.

As discussões durante a conferência estarão pautadas por três eixos temáticos: Reflexão sobre a realidade brasileira; Avaliação das ações e políticas públicas desenvolvidas para a promoção da igualdade racial nas instâncias municipal, estadual e federal; Proposição de diretrizes para a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial e Étnica considerando a perspectiva de gênero, cultura e religião.

Abaixo, algumas entidades que estão participando da organização do evento:

Museu Treze de Maio
Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio
ONG Palmares (Porto Alegre)
Escola de Samba Unidos do Itaimbé
Escola de Samba Vila Brasil
Sociedade Cultural Recreativa José do Patrocínio (Júlio de Castilhos)
Grupo de Dança Afro Euwá-Dandaras
Central de Movimentos Populares
Agarn
Projeto Negrinho do Pastoreio
Consea
Grupo de Capoeira Barra Vento
Representantes da Etnia Palestina


www.santamaria.rs.gov.br

Nenhum comentário: