segunda-feira, novembro 29, 2004

SANTA MARIA PODERÁ SEDIAR O 10º ENCONTRO DE MUSEUS EM 2006

da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Maria

Photobucket - Video and Image Hosting
Giane Escobar

A Diretora do Museu Treze de Maio e especialista em Museologia, Giane Escobar, participou no início deste mês, em Porto Alegre, do 9º Fórum Estadual de Museus, realizado de 9 a 12 de novembro. Este é um evento tradicional da museologia gaúcha, que acontece a cada 2 anos, e como demanda foi definida neste ano que a realização da 10ª edição do evento, em 2006, seja em Santa Maria.

Na oportunidade, Geane Escobar apresentou o projeto de implantação do Museu Afro de Santa Maria, um espaço criado para o resgate da cultura do negro na cidade.

Debate- O tema do evento “ Políticas Públicas: Os caminhos da construção”, trouxe para o debate temas como a publicação do decreto de novembro de 2004 do governo federal instituindo o Sistema Brasileiro de Museus, onde serão nomeados representantes de museus que irão participar do Comitê Gestor do referido Sistema, o que pressupõe a organização e/ou criação de um Sistema Municipal de Museus; A possibilidade do tribunal de contas do Estado orientar as Prefeituras para que sejam inseridas em seus orçamentos verbas para os museus municipais; As atribuições da profissão de museólogo regulamentada por lei.

Patrimônio Histórico- O prédio onde está localizado o Museu Treze de Maio pertencia à Sociedade Cultural Ferroviária Treze de Maio e foi tombado como patrimônio histórico do município, através de um decreto assinado pelo prefeito Valdeci Oliveira em maio deste ano. O prédio foi fundado em 1903, tendo 101 anos de existência. No projeto de reforma apresentado neste Fórum foi realizado um levantamento fotográfico da atual situação do prédio que necessita de diversas reformas, além do projeto de recuperação arquitetônica elaborado pela secretaria de Planejamento,Obras e Habitação do município.

O Sistema Estadual de Museus possui 7 regiões museológicas no Estado, onde Santa Maria é a 5ª região e tem como coordenadora a museóloga Maria Isabel Mariano da Rocha, diretora do Museu Gama D’eça da UFSM.

www.santamaria.rs.gov.br

Nenhum comentário: