quinta-feira, novembro 12, 2009

RELATOS E IMPRESSÕES DE VIAGEM: UM CLUBE SOCIAL NEGRO DE 1888 EM CURITIBA - PARANA

 

RELATOS E IMPRESSÕES DE VIAGEM:

UM CLUBE SOCIAL NEGRO DE 1888 EM CURITIBA - PARANÁ!!!

Participei no dia 21/10/09, na cidade de Curitiba no Estado do Paraná, enquanto convidada da SEPPIR/Subaa e representante do Estado do RS na Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros, do lançamento do Plano Nacional de Implantação da Lei 10.639. Recebi este convite por e-mail poucos dias antes do evento e como não havia confirmação pensei que já estava fora de cogitação, até porque as passagens aéreas ou terrestres, segundo o "convite", seriam por conta do participante. Para minha surpresa e "desespero" recebi as passagens aéreas em meu e-mail 2 horas antes de sair o vôo aqui de Santa Maria! Mas como não sou de desistir e sempre acreditar que nada acontece por acaso, resolvi sair correndo que nem uma “doida” para conseguir pegar o vôo que me levaria ao Paraná para o supracitado evento.

O aeroporto de Santa Maria fica aproximadamente 17km da minha casa, eram 16h30min e o vôo sairia às 18h30min. E eu ali bem atrapalhada definindo se iria ou não naquele lançamento e convite de última hora. Decidi então, após "consultas familiares" e "solicitações de recursos", que iria, mesmo tendo que correr para arrumar a mala e como pesquisadora não poderia deixar de levar junto comigo a filmadora e alguns exemplares de uma recente publicação do Museu Treze de Maio sobre Memória e Etnicidade.

Chegando ao aeroporto de Santa Maria fomos informados que o vôo não sairia por problemas na aeronave da NHT e que a empresa disponibilizaria um transporte terrestre que leva em média 4 horas para chegar em Porto Alegre. Bom, percebi que realmente não era para eu ir e já estava desistindo... Foi uma reclamação geral e logo a empresa que acabava de dizer que não tinha solução, deu um jeito de encaminhar outra aeronave para então prosseguirmos nossa viagem. Mesmo com o atraso do vôo, consegui chegar em Porto Alegre a tempo de pegar o vôo para Curitiba. Fui a última passageira a entrar no avião e cheguei em Curitiba-PR às 23h e não havia mais ninguém esperando por mim para levar-me ao hotel, quer ficava bastante distante do aeroporto, conforme havia sido combinado. Peguei então um ônibus, conforme orientação de uma das organizadoras do evento e este me deixou em frente ao hotel.

No dia seguinte às 9h começou o evento, com todas as autoridades governamentais, representantes do Movimento Social Negro e outros segmentos. Fiquei feliz ao encontrar alguns conhecidos do RS, que logo vieram me "convidar" para apresentar o nosso trabalho do Movimento Clubista do RS (para minha surpresa!), o qual trata-se do Registro e Memória dos nossos Clubes Sociais Negros do Brasil, que apresentamos no 5º e no 6º Encontro de Clubes Sociais Negros em Porto Alegre. Este convite se deve ao fato de que a palestrante do RS que era convidada oficial não pode se fazer presente. Outro convite de última hora, mas... pequei meu pen-drive, que sempre carrego e às vezes até perco, pelas correrias que faço, e à tarde apresentei nosso Projeto a todos que ali estavam, pois também acredito que seria uma maneira de divulgar nossas ações. Passado mais este "desafio", terminou o evento e eu só retornaria à Santa Maria na manhã do dia seguinte. Era final da tarde e cada um foi para seu lado. Perguntei a algumas pessoas que estavam no evento se conheciam algum Clube Social Negro em Curitiba. Uma moça muito gentil, com a qual nunca havia falado antes, prontamente disse-me que conhecia sim e pegou seu carro e me levou até lá. Por incrível que pareça, como existem pessoas que não medem esforços para ajudar quando solicitadas, mesmo sem saber a quem a para que!!!

Vocês não podem imaginar a minha felicidade ao descobrir um Clube Social Negro no Estado do Paraná, pois até então não tínhamos conhecimento de Clubes Negros neste Estado! Ao chegar em frente ao Clube 13 de Maio que fica ao final da Rua Princesa Isabel, comecei a fotografar e filmar, como se fosse, talvez, a ultima oportunidade de estar ali! A principio pensei que não tinha ninguém, pois as portas estavam fechadas. Começamos a bater palmas e dizer... "ô de casa!". Tem alguém aí? Para nossa alegria tinha sim alguém em casa, era o Presidente do Clube, Sr. Álvaro da Silva, que vinha nos atender, um senhor extremamente atencioso que nos convidou para entrar e a partir dali começou a nos contar inúmeras histórias que gravei, filmei, fotografei. Elas farão parte do acervo do Museu Treze de Maio e quando devidamente organizadas, viabilizar-se-á o acesso. O nosso site será um excelente mecanismo de disseminação destas informações para o coletivo!

O Clube 13 de Maio de Curitiba foi fundado no dia 6 de junho de 1888 (imagens, em anexo). O atual prédio deste Clube é da década de 1950. A preciosa documentação composta por livros de atas e outros documentos, dentre eles o Livro de Ata nº 1, datado de 1888, me foi dado acesso pelo Presidente do Clube. É um acervo raríssimo! Confesso que fiquei emocionada ao tocar naquele livro de 1888, contendo toda uma “áurea” e uma simbologia da nossa luta, resistência, organização e ousadia do nosso povo! Livro digno de estar dotado de todos os mecanismos de segurança, manutenção e preservação, assim como a “Lei Áurea”, que está guardada a sete chaves no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. Tão raro e precioso é este acervo, que particularmente me preocupo, não só com a guarda deste documento específico, mas com a preservação e conservação coletiva dos documentos que cada um de nossos Clubes Sociais Negros detém.

Sendo assim, o Museu Treze de Maio apresentará no II Encontro Nacional, em Minas Gerais, uma minuta de um Projeto de Documentação, Preservação, Acondicionamento e Guarda dos Acervos dos Clubes Sociais Negros do Brasil, com vistas a discussão coletiva. Como sabemos, já está tramitando junto à Fundação Cultural Palmares o nosso Projeto de Memória, porém os recursos não são suficientes para esta ação específica, que também é urgente e fundamental e que precisa de recursos significativos, pois demandará restauração, higienização, equipamentos para acondicionamento e guarda destes acervos.

O Clube 13 de Maio de Curitiba/PR de 1888, passa então a ser o 2º Clube Social Negro mais antigo do Brasil em atividade depois do Floresta Aurora de Porto Alegre/RS, que é de 1872. O Clube Mundo Velho, de Sabara/MG, fundado em 1894, agora é o 3º mais antigo do país e o Clube 28 de Setembro de Jundiaí/SP, fundado em 1897, o 4º mais antigo, até que novas pesquisas e descobertas sejam feitas.

Um grande abraço afro-museológico!

Giane Vargas Escobar

Mestranda em Patrimônio Cultural UFSM

Especialista em Museologia

PIC_2108 PIC_2079 PIC_2082 PIC_2083 PIC_2087 PIC_2106

Nenhum comentário: