quarta-feira, setembro 09, 2009

ENTREGA DE SOLICITACAO DO INRC AO IPHAN RS






Prezad@s representantes dos Clubes Sociais Negros do Brasil

 

O Estado do RS realizou no dia 1° de agosto de 2009 o seu 5° Encontro de Clubes Sociais Negros, em Porto Alegre, na sede da Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora. Nesta oportunidade convidamos um representante do Instituto do Patrimonio Historico e Artistico Nacional-IPHAN, para receber a nossa solicitacao do INRC, o  Inventario Nacional de Referencias Culturais, cuja metodologia  pertence a este organismo  e se faz necessaria para que possamos utiliza-la enquanto istrumento que resultara no nosso reconhecimento como Patrimonio Cultural Imaterial do Brasil, alem de prever um Plano de Salvaguarda para todos os Clubes Sociais Negros, quando devidamente aprovada e finalizada a pesquisa.
 

Como não foi possivel a presenca de um representante do IPHAN em nosso encontro, fizemos a entrega do dossie sobre os Clubes Sociais Negros do Brasil, no dia 18 de agosto de 2009.  Participaram da entrega  Leiriane Barbosa, da Sociedade Beneficente e Cultural Floresta Aurora  e  Elisiane Ferreira, Vice-Presidente do CODENE e representante da Secretaria de Estado da Cultura/RS.

O dossie foi entregue a Beatriz Muniz Freire, tecnica e historiadora do IPHAN e Ana Meira, Superintendente da 12ª Regiao do IPHAN/RS.

 
O Museu Treze de Maio é a instituicao que assina o Termo de Responsabilidade pela referida solicitacao, tendo em vista a exigencia do IPHAN para que uma entidade assumisse a responsabilidade judicial e tecnica pelo uso da referida metodologia. Em anexo, as imagens da entrega do dossie.

 

Att

 

Giane Vargas Escobar

Diretora Tecnica do Museu Treze de Maio-Santa Maria/RS

Comissao Nacional de Clubes Sociais Negros/RS/SEPPIR



Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui!

Nenhum comentário: