domingo, outubro 15, 2006

MATILDE VEIO ANUNCIAR PROGRAMAÇÃO

Correio do Povo (Porto Alegre, 14 de outubro de 2006. Pág. 3)

Os 35 anos do Dia Nacional da Consciência Negra serão comemorados no DF e em cinco estados

Contrariando segmentos da sociedade brasileira que defendem a inclusão do negro sem o envolvimento governamental, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial promoverá, em novembro, uma série de eventos que acontecerão concomitantemente no Rio Grande do Sul, em São Paulo, no Rio, na Bahia e no Distrito Federal. "Há pessoas que acham que isso deve ser diluído pela sociedade, mas acreditamos serem necessárias ações políticas que promovam essa inclusão", afirmou a ministra Matilde Ribeiro, em visita, ontem, a Porto Alegre.

Ela apresentou a programação de comemoração dos 35 anos do 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. "Vamos comemorar aquilo que há 35 anos era um sonho e hoje virou realidade", salientou a ministra. No Estado, as atividades estarão concentradas em Porto Alegre e em Santa Maria. No dia 24 de novembro, a Capital sediará o Quilombo Axé, encontro entre integrantes de quilombos urbanos e o cantor Martinho da Vila. "Queremos promover um encontro sociocultural entre quilombolas e ícones da MPB", destacou Matilde. O evento deve terminar com um show do artista, que terá a participação de quilombolas, expondo à população a cultura dos quilombos.

Entre os dias 24 e 26 de novembro, será realizado em Santa Maria o Encontro Nacional de Clubes Negros. "Como os negros não podiam freqüentar os clubes dos brancos, criaram seus próprios clubes", explicou a ministra. A intenção do evento é reunir associações de diversos estados no Rio Grande do Sul, que concentra o maior número de clubes de negros do Brasil - cerca de 30. "Também queremos que o movimento prepare, durante o encontro, uma agenda de ações para o governo federal", acrescentou a ministra.

Nenhum comentário: