quinta-feira, fevereiro 25, 2010

REVISTA II ENCONTRO - BREVE HISTÓRICO DA CONSTITUIÇÃO DO ACERVO CLUBISTA – 24/02/2010

 

clip_image002

CNPJ nº 07687491/0001-30

Rua Silva Jardim, 1407 – Cep 97010-490

museutrezedemaio@yahoo.com.br

Museu Treze de Maio, Santa Maria- RS, 2007

Materializado na sede da centenária Sociedade Cultural Ferroviária 13 de Maio, fundada em 1903, por negros funcionários da Viação Férrea

clip_image004

Baile dos 50 anos da

Sociedade Cultural Ferroviária 13 de Maio, em 1953

Fonte: Acervo Fotográfico Museu Treze de Maio, Santa Maria, RS

Doação: Mariazinha Domingues (E-D – quarta moça)

clip_image006

ORGANIZANDO E SISTEMATIZANDO OS CADASTROS, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DOS CLUBES SOCIAIS NEGROS DO BRASIL

O Museu Treze de Maio-MTM, com o apoio da SEPPIR, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial – SEPPIR/PR desenvolve o mapeamento dos Clubes Sociais Negros do país e desde 2006, em conjunto com a Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros tem a missão de pesquisar, organizar e sistematizar os Cadastros encaminhados pelos Estados do RS, SC, SP, MG e RJ.

O mapeamento inicial dos Clubes Sociais Negros do Brasil foi desenvolvido pelos seguintes integrantes: Oliveira Silveira, Giane Vargas Escobar, Rubinei Machado, Sirlei Barbosa, Magda Melo, Ronaldo Barbosa e Jorge Luis Marinho da Silva. Foram estes “militantes do patrimônio” que durante seis meses, no período de junho a novembro de 2006 se empenharam no desafio de viajar pelos municípios do Estado do RS, durante vários finais de semana, mesmo com parcos recursos, para descobrir onde estavam os Clubes Sociais Negros deste Estado e qual era a sua real situação, além de buscar informações de Clubes Sociais Negros de outros Estados, graças ao apoio e informações repassadas pelo experiente “poeta da Consciência Negra”, Oliveira Silveira.

Nesta primeira e fundamental fase de investigação financiada pela SEPPIR e Prefeitura Municipal de Santa Maria foram encontrados 43 Clubes Sociais Negros no RS e até o ano de 2009, novas descobertas foram feitas e hoje somam 53 espaços mapeados pelo Museu Treze de Maio.

É necessário ressaltar que Oliveira Silveira foi a “memória viva” desta equipe, pois detinha inúmeras informações tendo em vista o seu conhecimento e relações com o Poder Público, pois era Conselheiro Nacional do CNPIR, o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal, bem como as articulações e carisma que tinha com o Movimento Social Negro Brasileiro, no qual foi ativista durante a maior parte de sua trajetória de vida. O poeta, em seus últimos anos de existência física, manteve contato direto com a equipe do Museu Treze de Maio, através de mensagens eletrônicas e telefonemas semanais informando os lugares e os contatos que deveriam ser feitos no RS e em outros Estados do Brasil. Foi assim que se conseguiu reunir em 2006, em Santa Maria, cerca de trezentas pessoas e uma significativa representação de gestores de Clubes Sociais Negros de cinco Estados Brasileiros.

Esta equipe de dinamizadores acreditou que era necessário “estar lá”, “olhar”, “ouvir”, “escrever”, “interpretar”, conhecendo o “outro” e ao mesmo tempo a “nós mesmos”, pois éramos todos homens e mulheres negras investigando, pesquisando “eles e nós”, pois sabíamos e vivíamos a mesma situação, passávamos pelos mesmos desafios, e talvez a nossa maneira tivéssemos encontrado um caminho diferente para transformar aquela condição e “retornar às origens”, conforme desejava, Oliveira Silveira.

Enquanto Movimento Clubista ainda não dispomos de recursos para dar continuidade à pesquisa em âmbito nacional, o que poderá ser viabilizado quando for definitivamente viabilizado o Projeto de Memória dos Clubes Sociais Negros do Brasil e parcerias com universidades, conforme demanda do II Encontro Nacional de Clubes Sociais Negros, realizado em Minas Gerais e registrado na Carta de Sabará.

Sendo assim, foi por meio de esforços financeiros particulares e familiares que visitei no ano de 2009 os Estados de SC e RJ, à procura de informações para o Projeto do Mestrado em Patrimônio Cultural/UFSM, intitulado “Clubes Sociais Negros: lugares de memória, resistência negra, patrimônio e potencial”, informações estas que passam a fazer parte do acervo do Museu Treze de Maio.

Visitei também o Estado de SP, aonde tive a satisfação de conhecer o Clube 28 de Setembro, na cidade de Jundiaí, o Clube Social Negro mais antigo do Estado de São Paulo, em atividade, fundado em 1897. Em fevereiro de 2009 fui gentilmente recebida pela Diretoria do Clube 28 de Setembro, que financiou as passagens aéreas e a hospedagem para que eu pudesse auxiliar nas questões referentes à construção do espaço museológico, planejamento estratégico, noções básicas de conservação, higienização e guarda do acervo fotográfico, que constitui preciosa documentação.

Agradeço imensamente aos membros da Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros dos cinco Estados até então envolvidos (RS, SC, SP, MG e RJ) por todas as informações que me repassaram, em especial à Kelly Cristina da Silva e Joana de Cassia Prudêncio (E-D- Kelly e Joana), primeiras mulheres negras a estarem na linha de frente do Clube 28 de Setembro/SP, em 112 anos de existência, fato que tanto nos orgulha e reafirma a importância do empoderamento das mulheres negras em espaços normalmente ocupados pelos homens negros.

Importante também destacar a atenção dispensada por Armando Farias, de Santa Catarina; João Carlos Martins, do Renascença Clube/RJ; Jéferson Virote e Laureano Virote, do Clube Palmares de Volta Redonda/RJ, que me receberam e abriram os seus Clubes Sociais Negros para que eu pudesse conhecer, fotografar e registrar momentos tão enriquecedores e que hoje constituem o acervo do Museu Treze de Maio.

Encontro com a Diretoria, parceiros e amigos do Clube 28 de Setembro, em fevereiro de 2009

clip_image008

Participei ainda, no dia 21 de outubro de 2009, na cidade de Curitiba no Estado do Paraná, enquanto convidada da SEPPIR/Subaa e representante do Estado do RS na Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros, do lançamento do Plano Nacional de Implantação da Lei 10.639. Nesta oportunidade, ao final do evento, aproveitei para ir em busca de algum Clube Social Negro naquela cidade e para minha satisfação fui apresentada ao Clube 13 de Maio de Curitiba, fundado no dia 6 de junho de 1888.

Localizado na rua Princesa Isabel, o atual prédio deste Clube é da década de 1950. A documentação composta por livros de atas e outros documentos, dentre eles o Livro de Ata nº 1, datado de 1888, a mim foi dado acesso pelo Presidente do Clube, Sr. Álvaro da Silva, acervo raríssimo que merece tratamento adequado no que tange a restauração, higienização, acondicionamento, guarda e quem sabe, futuramente, transcrição paleográfica para publicações e acesso ao público interessado.

clip_image010

Clube Treze de Maio, Curitiba/PR

Foto: Giane Vargas Escobar, 2009

clip_image012

Placas em homenagens aos primeiros fundadores do

Clube Treze de Maio, Curitiba/PR

Foto: Giane Vargas Escobar, 2009

Os dados que recebemos dos Clubes Sociais Negros do Brasil foram computados em diversas tabelas em formato digital e também impressas em suporte papel, devidamente guardadas em arquivos de aço, na Reserva Técnica do Museu Treze de Maio.

clip_image014 clip_image016

Estagiário de Arquivologia/UFSM e de História/UNIFRA Augusto Britto organizando e identificando as pastas suspensas do acervo dos Clubes Sociais Negros do Brasil, 2009

clip_image018

Arquivos de aço, onde estão acondicionadas

as informações sobre os Clubes Sociais Negros do Brasil, na

Reserva Técnica do MTM, 2009

 

 

 

A atualização permanente destes dados é fundamental e contamos com o apoio dos representantes dos Clubes Sociais Negros do Brasil para que estejam constantemente fornecendo as devidas alterações das suas diretorias e/ou nos encaminhando informações sobre as histórias e memórias de cada clube, além das imagens das edificações e de suas atividades. Todo este material, além de rica fonte de pesquisa, servirá para a elaboração de produtos diversos, como, exposições, livros, revistas e mais recentemente, a partir de janeiro de 2010, constitui-se em documento base que irá subsidiar a construção do Site/Portal dos Clubes Sociais Negros do Brasil, financiado pela SEPPIR/PR.

Giane Vargas Escobar

Diretora Técnica do MTM

Especialista em Museologia/Mestranda em Patrimônio Cultural/UFSM

Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros/RS

Equipe de dinamizadores do Museu Treze de Maio

2° Encontro Estadual de Clubes Sociais Negros/RS, agosto de 2008,

Pelotas/RS

clip_image020

Equipe de dinamizadores do Museu Treze de Maio

4° Encontro Estadual de Clubes Sociais Negros, abril de 2009,

Santa Maria/RS

clip_image022

FICHA TÉCNICA

FICHA TÉCNICA

Fotografia

Acervo Movimento Clubista Nacional

Giane Vargas Escobar

Pesquisa/Coleta de Cadastros

Oliveira Silveira (in memória)

Augusto Britto

Geanine Vargas Escobar

Giane Vargas Escobar

Jorge Luis Marinho da Silva

Magda Melo

Renata Baldin Maciel

Ronaldo Barbosa

Rubinei Silva Machado

Sirlei Barbosa

Organização/Resumo/Textos

Giane Vargas Escobar

Renata Baldin Maciel

terça-feira, fevereiro 23, 2010

54º ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO DO C.C.B.U. INDEPENDENTE

 

Convite para Aniversario



O CLUBE CULTURAL BENEFICENTE

UNIÃO INDEPENDENTE
Tem o prazer de convida-lo(a) para um almoço festivo em comemoração ao 54º aniversario de fundação desta entidade a fazer realizar-se no dia 14 de Março do Corrente ano com a seguinte programação.

10h- Futebol com AMnjIGOS DO CLUBE X AMIGOS DA IMPRENSA
Local: Colegio Marista Roque Gonçalves
12h- Almoço- cardapio ( galeto, strogonofe, arroz , massas e saladas )
valor R$ 8,00
Local: Circulo Operario Cachoeirense
15h- Roda de Samba 

os ingressos poderão ser adquiridos  ou reservados pelos fones :
51-97633918
51-92899218 c/ Bibiano
51-97674153
51-3722 1704 após as 19h c/ Luciano
Atenciosamente
comissão Organizadora.

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

REUNIAO COM COORDENADORES REGIONAIS DE CLUBES SOCIAIS NEGROS RS

 

Queremos através deste agradecer a presença de tod@s durante o II Encontro Nacional de Clubes Sociais Negros, realizado em 29, 30 e 31 de janeiro de 2010, em Sabará, Minas Gerais.

Temos certeza de que a cada encontro nos fortalecemos ainda mais, enquanto Estado de maior representatividade Clubista destes pais.

          Importante manter a continuidade destes encontros, pois é através deles que podemos avançar e manter a unidade.

Nesse sentido, conforme tratativas com a SEPPIR, durante o II Encontro, estaremos reunidos enquanto Comissão Nacional, no próximo mês de marco 2010.

Sendo assim, convidamos os Coordenadores Regionais para uma reunião de avaliação do II Encontro Nacional. Tendo também como pauta o calendário de reuniões e encontros para 2010 e a definição das metas prioritarias que deverão ser atingidas no período.

Solicitamos a cada Coordenador Regional que colete junto aos clubes de sua região de abrangencia as avaliações para serem levadas por escrito nesta reunião, bem como Ficha de Pesquisa para Projetos.

O QUE: Reuniao com Coordenadores Regionais

QUANDO: 06/MARCO/2010 – sábado

ONDE: Sociedade Rui Barbosa/Canoas

Rua Farroupilha, nº834 - Bairro NS das Graças em Canoas/ RS - CEP 92110-250 - telefone (51) 3476-3199

HORA: 10h

PAUTA:

Avaliação do II Encontro Nacional;

Calendário de Reuniões para o ano de 2010;

7° Encontro Estadual de Clubes Sociais Negros do Estado do RS – indicacao do mês e local deste Encontro;

Entrega das Fichas de Pesquisa e dos Questionários de Avaliação do II Encontro, aplicados pelos Coordenadores Regionais (aos Clubes de sua região de abrangência) para Comissão Nacional;

Definição das metas prioritárias que deverão ser pautadas pelo Movimento Clubista do RS, conforme CARTA DE SABARA.

Convite para I Encontro Estadual dos Clubes Sociais Negros - MG

 

Prezadas e Prezados,
O Clube Mundo Velho/MG em parceria com Prefeitura de Sabará através da Coordenadoria Municipal de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, SEDESE e a SEPPIR, tem o prazer de convidar para o I Encontro Estadual dos Clubes Sociais Negros que acontecerá nos dias 20 e 21/02/2010 na sede do Clube - rua Marques de Sapucaí, 389 - Centro - Sabará/MG.
Nas reuniões da Comissão Nacional dos Clubes Sociais Negros e a SEPPIR, firmou-se acordo em sediar o II Encontro Nacional em Minas Gerais na cidade de Sabará, para fortalecer o Movimento Clubista em outras regiões. Como resultado do evento Nacional, o Clube Mundo Velho contactou aproximadamente 20 clubes no Estado.
Diante do acontecido, o Clube Mundo Velho - representante Minas Gerais na Comissão Nacional, formatou o I Encontro Estadual com a previsão de 35 pessoas para o evento e abordará a seguinte pauta:
- Apresentar o Movimento Clubista e projetos em andamentos para os clubes Mineiros;
- Escolher o representante e suplente na Comissão Nacional;
- Formar a Comissão Estadual dos Clubes Sociais Negros de MG;
- Propor o projeto de mapeamento dos Clubes.
Atenciosamente,
Kelly Cardozo
Representante na Comissão Nacional/MG.

Clube Cultural Fica Ahí Centro de Cultura Afro Descendente

 

O Clube Cultural Fica Ahí, representado pelo coordenador de projeto  Rubinei Machado, professora Mestre em Antropologia Social e Doutora em Desenvolvimento Rural Rosane Aparecida Rubert da UFPEL departamento de
Antropologia lube  e o Representante Regional do Codene Sérgio Augusto Dorneles protocolam junto a Coordenadoria de Convenio da Universidade
Federal de Pelotas na pessoa Maria da Graça Magalhães proposta de convenio de assessoria para implantação de um Centro de Cultura Afro descendente no espaço do Clube.

Imagem 038

ANIVERSÁRIO DA SOCIEDADE RUI BARBOSA

 

Amigos e amigas!
É com grande satisfação, que convidamos Vossas entidades a participarem de nossa festa de Aniversário, que se dará no próximo dia 07 de março.
Os detalhes estão no anexo. Qualquer dúvida, contatar com César tel.(51)34728609 / 84458754.
Um abraço.
César Augusto da Silveira
Presidente
Sociedade Cultural e Beneficente Rui Barbosa

PanfletoAnivRui42anos ._

Racismo Institucional “Constatações e possibilidades de Superação”

 

image

quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Seppir - Carta de Sabará encerra II Encontro Nacional de Clubes Negros

 

01/02/2010 - 18:42 - Seppir - Presidência da República
Carta de Sabará encerra II Encontro Nacional de Clubes Negros

O II Encontro Nacional de Clubes Sociais Negros terminou neste domingo (31) com a redação da Carta de Sabará. A criação de uma linha de empreendedorismo nos clubes para geração de emprego e renda e a realização de uma parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), ambas em 2010, são alguns dos itens que constam do documento.

Plateia da abertura na Casa de Ópera Sabará/MG

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Sabará e representante dos clubes negros de Minas Gerais, Kelly Cardozo, a parceria com a ABPN permitirá, por exemplo, a produção de pesquisas acadêmicas sobre o universo clubista. Ainda como resultado do evento, a secretária afirmou que neste ano será criada uma associação ou federação nacional dos clubes negros.

O II Encontro reuniu durante três dias, em Sabará, representantes de mais de 60 clubes sociais negros brasileiros. Os participantes discutiram temas como a organização jurídica, a tradição cultural e a trajetória do movimento negro dentro dos clubes sociais. O evento contou com a participação do ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, que reafirmou o compromisso da SEPPIR com o movimento clubista.

“A existência de clubes sociais negros é a prova da existência da segregação no período posterior à abolição. O papel da SEPPIR é articular a recuperação da história dessas agremiações, promover a recuperação do seu patrimônio e dialogar com os clubes com o objetivo de dotá-los de sustentabilidade, sem traço paternalista do Estado”, afirmou o ministro.

Conceito – O I Encontro, realizado no ano de 2006 em Santa Maria (RS), definiu que os clubes sociais negros são espaços associativos de convívio social do grupo étnico afro-brasileiro. Voluntariamente constituídos, têm caráter beneficente, recreativo e cultural, e desenvolvem atividades em espaços físicos próprios. Com base nesse conceito – reafirmado durante o II Encontro – já foram identificados cem clubes negros em cinco estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Os primeiros clubes surgiram no fim do século 19 – logo depois da abolição da escravatura – época em que os negros eram frequentemente barrados em lugares de lazer da sociedade da época. A partir da rejeição, esses grupos começaram a construir os próprios espaços de socialização. Era uma forma de resistência ao sistema escravagista ainda vigente. Os antigos clubes também surgiram com o objetivo de angariar fundos para o pagamento da liberdade dos escravizados. Os espaços, mantidos pelos próprios associados, contam a história dos negros brasileiros por meio de documentos, fotografias, livros e pela memória dos integrantes.

O anfitrião do evento em Sabará foi o Clube Mundo Velho. Com 116 anos de existência, é um dos quatro clubes negros mineiros, ao lado do Sorriso (Mariana), do Cutuba (Leopoldina) e do Chico Rei (Poços de Caldas).

Sabará e a promoção da Igualdade Racial – O prefeito de Sabará, William Borges, aproveitou a presença do ministro na cidade para solicitar uma audiência. Ele pediu apoio da SEPPIR para a capacitação dos professores das 30 escolas municipais em cumprimento à Lei nº 10.639, que determina o ensino de história e cultura afro-brasileira em todas as escolas do país. O ministro informou que o Plano Nacional de Implementação da Lei está sob a supervisão do Ministério da Educação, mas se comprometeu a fazer a interlocução entre o MEC e a Prefeitura.

A cidade de Sabará, vizinha a Belo Horizonte, teve seu patrimônio histórico totalmente construído, no século XVII, pela mão-de-obra de negros escravizados. Atualmente sua população é constituída por 65% de negros e negras, mas a desigualdade racial ainda é gritante. Das 11 cadeiras de sua Câmara Municipal, por exemplo, apenas uma é ocupada por vereador negro. A partir da constatação desta realidade, o município aderiu em 2009 ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial. Desde então, já criou o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e a Coordenadoria de Igualdade Racial, subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Social.

Para conhecer a Carta de Sabará, clique aqui.

Comunicação Social da SEPPIR /PR, com foto de Lisandro Paim