sexta-feira, outubro 30, 2009

Dep.Estadual Miki Breier adere à Campanha Adote um Clube Social Negro - ACB SEIS DE MAIO

 

Mais notícias sobre a nossa Campanha:

Deputado estadual Miki Breier adere à campanha Adote um Clube Social Negro em seu Estado/Município

Em audiência realizada na Assembléia Legislativa do RS, na quarta-feira (28/10), a diretoria da Associação Cultural e Beneficente Seis de Maio, de Gravataí/RS, confirmou a adesão do deputado estadual Miki Breier (PSB) à nossa campanha Adote um Clube Social Negro em seu Estado/Município.

Após ler o ofício da campanha com as proposições do 1° Encontro Nacional de Clubes e Sociedades Negras (Carta de Santa Maria), Miki Breier afirmou que encaminhará nossas demandas ao deputado federal Beto Albuquerque - colega partidário no Congresso Nacional - para verificar a possibilidade de emendas parlamentares. 

Participaram da reunião o presidente da ACB Seis de Maio, Lisandro Paim, o vice-presidente, Waldemar Maximiliano Barbosa, a diretora Geral, Cristiane Gomes da Silva, a 1ª tesoureira, Eloéte Costa, e a diretora Cultural, Denise Lopes Pacheco. Além do chefe de Gabinete Juliano Paz e o assessor Jurídico, Ricardo Hamerski Cézar.

Um abraço a todos(as) e em breve voltaremos com novas notícias de adesões à campanha...

Lisandro Laércio Rangel Paim - Jornalista

Presidente da Associação Cultural e Beneficente Seis de Maio - Gravataí /RS

Coordenador da Região Metropolitana Clubes Sociais Negros RS

Contatos: (51) 8106.3486,   (51) 4001.3725 e  (51) 3484.4576

Foto: Lilian Ramos - assessora de imprensa

do Gabinete Deputado Estadual Miki Breier


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

sexta-feira, outubro 23, 2009

NOTÍCIAS DA NOSSA CAMPANHA PELA REVITALIZAÇÃO DOS CLUBES SOCIAIS NEGROS DO RS.

No dia 21/10/2009, quarta-feira, em audiência com o a Secretária de Cultura Monica Leal (PP), em Porto Alegre, a Associação Floresta Montenegrina entregou as demandas dos Clubes Sociais Negros do RS, com vistas a pleitear emendas parlamentares para o orçamento de 2010/2011, no mesmo dia o Deputado Estadual Alceu Moreira (PMDB)confirmou sua presença na Frente parlamentar que apóia a CAMPANHA ADOTE UM CLUBE SOCIAL NEGRO EM SEU ESTADO! ou MUNICÍPIO!
Conforme deliberado em nosso 6º Encontro Estadual de Clubes Sociais Negros/RS, realizado na Associacao Satelite Prontidao, em Porto Alegre.

100_1424

ED- Luis Carlos de Oliveira, Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros/RS/SEPPIR (2010/2011);

Secretária de Cultura Mônica Leal e

Elisiane Ferreira, Assessora e Vice Presidente do CODENE/RS

Também no dia 16/10/2009, sexta-feira, a Presidente Isabel Landim da Sociedade “Négo” de Venâncio Aires em almoço com o Dep. Federal Mendes Ribeiro F°, entregou as demandas dos Clubes Sociais Negros do RS, com vistas a pleitear emendas parlamentares para o orçamento de 2010/2011

Isabel Landin, Presidente Eleita do Coletivo de Clubes Sociais Negros do RS;

Deputado Federal Mendes Ribeiro Filho (PMDB)

No dia 13/11/09, sexta-feira, durante a abertura da Semana Municipal da Consciência Negra de Santa Maria acontecerá no Museu Treze de Maio o lançamento oficial da CAMPANHA ADOTE UM CLUBE SOCIAL NEGRO EM SEU ESTADO! ou MUNICÍPIO!
Para isto estamos mobilizando uma FRENTE PARLAMENTAR com vistas a apoiar esta CAMPANHA e que estarão presentes neste ato!! Contamos com a mobilização dos parlamentares de sua região e contamos desde já com a presença de todos os Coordenadores Regionais e todos os gestores de Clubes Sociais Negros do RS que puderem se fazer presentes.
Coordenadores Regionais/RS, aguardamos notícias sobre o andamento das solicitações de emendas parlamentares para sua região! Abraços e boas tratativas a tod@s!!!

Luis Carlos de Oliveira

Vice Presidente da Associação Cultural Beneficente Floresta Montenegrina

Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros/RS/SEPPIR(2010/2011)

Inscrições Curso Orçamento Criança e Adolescente (OCA)

 

A Universidade de Brasília (UnB), por meio do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (CEAG ), e a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH/Presidência da República), lançam as inscrições para curso OCA – Orçamento da Criança e Adolescente na modalidade a distância.

# Nesse sentido, gostaríamos de solicitar a divulgação das inscrições para os Conselhos Municipais e a sociedade civil interessada.

Características do Curso

Público-alvo: Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos e sociedade civil participante da rede de políticas públicas para a criança e adolescente

Custo: Gratuito

Carga horária: 30 horas

Conteúdo Resumido:

- O Papel do Conselheiro nas Políticas Públicas

- Conhecendo o Orçamento

- Fundo da Criança e Adolescente

- Conhecendo o Orçamento da Criança e Adolescente (OCA)

- Analisando o OCA

- Simulando o OCA e PPA 2010 – 2013

Clique na imagem abaixo para efetuar seu pedido de inscrição.

Mais informações:

www.ceag.unb.br

(61) 3107-2685


Novo Internet Explorer 8: traduza com apenas um clique. Baixe agora, é grátis!

"Nabuco errou", artigo do ministro Edson Santos

 

"Nabuco errou", artigo do ministro Edson Santos

Em 1888, quando a Lei Áurea baniu legalmente do país a vergonha do sistema escravocrata, Joaquim Nabuco, um dos abolicionistas mais engajados, profetizou que o Brasil levaria um século para livrar-se da desigualdade entre os ex-escravos e os demais cidadãos. Embora tenha acertado no diagnóstico, Nabuco errou no prazo. Hoje, 121 anos após a Abolição, negros e negras continuam sub-representados nos espaços de poder e no ambiente acadêmico, ocupando as funções menos qualificadas no mercado de trabalho, sem acesso às terras ancestralmente ocupadas no campo, e na condição de maiores agentes e vítimas da violência nas periferias das grandes cidades.

São muitas as razões que impossibilitaram a ascensão social dos negros, e sobre elas já discorri inúmeras vezes: a falta de mecanismos legais que garantissem o acesso dos negros à terra, ao trabalho e à educação no período imediatamente posterior à abolição; o incentivo à imigração europeia e asiática para substituir a mão-de-obra recém liberta; as teorias racistas de "embranquecimento" da população; o mito da democracia racial brasileira, que conduziu a uma quase total invisibilidade da questão negra; e toda uma herança discriminatória forjada em mais de 350 anos de escravidão.

Embora alguns setores tentem apresentar na mídia esta realidade com os sinais trocados, hoje sabemos que a democracia racial é em verdade um objetivo a ser alcançado, pois somos uma nação desigual, com os negros na base e os brancos ocupando o ápice da pirâmide econômica. Felizmente, no atual estágio de suas instituições democráticas, nossa sociedade está suficientemente madura para discutir a transformação desta realidade sem incitar o ódio racial ou ocasionar maiores traumas. Basta não perder de vista que objetivo não é dividir, mas integrar. Fazer com que negros, brancos, indígenas, ciganos e outros segmentos tenham não apenas a igualdade formal dos direitos, mas a igualdade real das oportunidades.

O Estatuto da Igualdade Racial, projeto de lei que há mais de uma década tramita no Congresso Nacional, é a mais importante ferramenta para alcançar este objetivo. Surge para dar consequência e aplicabilidade ao texto da Constituição Cidadã de 1988, que, desde o seu preâmbulo e em diversos de seus artigos, confere ao Estado a responsabilidade pela promoção da igualdade e o combate aos preconceitos. A Carta registra em seu Artigo 3º, por exemplo, que é objetivo fundamental do Estado "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação". Assinala ainda, em seu Artigo 4º, o repúdio ao racismo, determinando, no inciso XLII do Artigo 5º, que sua prática se constitui em "crime inafiançável e imprescritível".

Os primeiros efeitos da discussão em torno do Estatuto começam a ser sentidos antes mesmo de sua aprovação pelo Legislativo. De forma espontânea e sem registros de incidentes, mais de 60 instituições públicas de ensino superior já colocaram em prática políticas com o objetivo de ampliar o acesso de estudantes negros aos seus cursos de graduação; as escolas de nível fundamental e médio assumem seu papel para a superação do racismo com a gradual adoção da lei do ensino de História da África e da Cultura Negra; e diversos bancos e empresas começam a adotar medidas para reduzir as disparidades entre negros e brancos em seu corpo de funcionários. Paulatinamente, o racismo é desconstruído.

A recente aprovação do projeto de lei em comissão especial formada para analisá-lo na Câmara, de forma unânime, graças a um acordo costurado entre todos os partidos presentes, foi um importante passo neste sentido. Considerando a solidez dos acordos firmados entre o governo, os partidos e a sociedade civil, estou convicto de que, muito em breve, teremos condições de aproximar o Brasil do ideal de Nabuco: "Acabar com a escravidão não nos basta; é preciso destruir a obra da escravidão".

Edson Santos

Ministro da Igualdade Racial

Coordenação de Comunicação Social

Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Presidência da República

Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 9º andar - 70.054-906 - Brasília (DF)
Telefone: (61) 3411-3659/3699

www.presidencia.gov.br/seppir

sexta-feira, outubro 09, 2009

Associação Cul.Benef. Floresta Montenegrina comemorou seu 93° Aniversário e contou com presenças marcantes de personalidades Negras do RS e Brasil.

A presença marcante do Coletivo de Clubes Sociais Negros do RS

floresta 3out09 143 

Giane Vargas Escobar

Diretora Técnica do Museu Treze de Maio

Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros/RS/SEPPIR unida com os Presidentes do Coletivo/RS

floresta 3out09 145

Comissão Nacional deixou seu Recado

floresta 3out09 149

Presidente do  Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do RS (CODENE )  Sr.  Vitor Hugo Amaro

floresta 3out09 151

A SEPPIR também prestigiou o evento através da presença da Sra. Ivonete Carvalho

floresta 3out09 152

O Vice Presidente da Associação fez Sua Saudação a todos os ilustres Convidados

floresta 3out09 159

Vice Prefeito da Cidade de Montenegro Recebe placa em nome do Prefeito Percival de Oliveira pelos inúmeros   serviços prestados em favor da comunidade afro de nosso município.

floresta 3out09 164

A Ilustre presença  do Deputado Federal Geraldinho

floresta 3out09 165

A presidente da Associação Sra. Maria Valderez Gonsalves entrega o 1° Troféu Oliveira Silveira ao Presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul  Sr.  Antônio Ademir Moraes (URSO)

“CULTURA, SEGUIMENTO CARNAVAL”.

floresta 3out09 170

O Consul de nossa Associação para assuntos esportivos  Sr. Evandoir Santos

“Destaque Esportivo, seguimento : O uso do Esporte para a Inserção Social da População Negra”.

floresta 3out09 175

Giane Vargas Escobar

Diretora Técnica do Museu Treze de Maio de Santa Maria/Rs

Comissão Nacional de Clubes Sociais Negros/RS/SEPPIR

“Cultura, Seguimento Clubes Sociais Negros”

floresta 3out09 178

Sra. Ivonete Carvalho

Diretora de projetos da Subsecretaria de Políticas para Comunidades Tradicionais (SubCom/ SEPPIR) DF.

“Destaque Político Nacional, Comunidades Tradicionais”.

floresta 3out09 180

A Bacharel em turismo e mestre em arquitetura e urbanismo, docente da Universidade federal do PIAUI, Sra. Shaiane Vargas da Silveira

Filha da  falecida escritora Maria Helena  recebeu o troféu

“CULTURA, SEGUIMENTO LIERATURA” das Mãos da Querida Elisiane Ferreira Vice Presidente do CODENE.

floresta 3out09 185

Dr. Thiago Thobias recebe o trogeu em nome de nosso Senador Paulo Paim

“Destaque Político Nacional”.

floresta 3out09 190

A Artista Vera Lopes

Manifestações Artísticas Seguimento Artes Dramáticas.

floresta 3out09 191

Centro Ecumênico de Cultura Negra do RS  Através de seu  Coordenador

Juarez Ribeiro do

“Organizações  Negras Não Governamentais”.

floresta 3out09 198

A diretoria da Associação Cultural Beneficente Floresta Montenegrina, cantando os Parabéns junto com seus Convidados

floresta 3out09 206

A Grande Homenagem a nossa ancestralidade , através da passagem de aniversário de nossa associada Dorcilinafloresta 3out09 211

O Grande show com o

Grupo Excelsior

de Porto Alegre

floresta 3out09 228

O Jantar elaborado pelo Buffet Riograndense

floresta 3out09 114