segunda-feira, outubro 30, 2006

VISITA A CLUBES SOCIAIS NEGROS

por Oliveira Silveira

Photobucket - Video and Image Hosting

A comissão organizadora do Encontro Nacional de Clubes Negros a realizar-se em Santa Maria de 24 a 26/11/2006 está promovendo reuniões preparatórias regionais para dialogar com gestores negros dessas sociedades e obter novas adesões no Estado.

A equipe sediada em Santa Maria já visitou cidades como Caçapava, São Sepé, Formigueiro, Restinga Seca, Ijuí, Passo Fundo, Carazinho, Santa Ângelo, Júlio de Castilhos, Cruz Alta, Tupã e Júlio de Castilhos.

A região metropolitana-litoral já se reuniu.

No dia 2/11 representantes da comissão estarão em Rosário do Sul, fronteira oeste, onde estarão presentes os clubes de Bagé, Santana do Livramento, São Gabriel, Alegrete e Uruguaiana. Enquanto outros estarão em Pelotas contatando a região sul, com os clubes de Camaquã, São Lourenço, Rio Grande, Jaguarão, Arroio Grande e Santa Vitória do Palmar.

No dia 4 completa-se o roteiro preparatório em Santa Cruz do Sul, quando a comissão organizadora do Encontro estará na cidade de Santa Cruz, no parque da Oktoberfest, também no Concurso da Mais Bela Negra do RS, com os clubes da região central.

Para o Encontro Nacional são esperados 17 clubes de outros Estados, além de algumas representações de organizações quilombolas, terreiros da religiosidade negro-africana e grupo afoxé/bloco afro/escola-de-samba, especialmente convidadas pela similaridade como núcleos de resistência social e cultural.

O Encontro tem apoio da SEPPIR/PR, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, coordenada pela ministra Matilde Ribeiro. O projeto aprovado teve como proponente a Prefeitura Municipal de Santa Maria em parceria com o Museu Treze de Maio, daquele município administrado pelo prefeito Valdeci Oliveira.

Os contatos na comissão organizadora em Santa Maria são Giane Escobar, Sirlei Barbosa, Maria Rita Py, Magda Melo, Dilmar Lopes e Rubinei Machado; em Porto Alegre e região metropolitana-litoral Oliveira Silveira e os colaboradores Leiriane Barbosa (POA), Isabel dos Santos (Osório) e Luís Carlos de Oliveira (Montenegro). Em Brasília são Isabel Clavelin, Ivonete Carvalho e Ruy Leandro. Para informações podem ser acessados os e-mails magmelo@ibest.com.br e museutrezedemaio@yahoo.com.br.


Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

segunda-feira, outubro 23, 2006

CLUBES NEGROS NA INTERNET

RIO GRANDE DO SUL

Treze de Maio (Santa Maria)
www.museu13demaio.blogspot.com

Floresta Aurora (Porto Alegre)
www.florestaurora.com.br

Floresta Montenegrina (Montenegro)
www.florestamontenegrina.blogspot.com

Fica Ahi Pra Ir Dizendo (Pelotas)
www.ficaai.blogspot.com

domingo, outubro 15, 2006

MINISTRA NO CLUBE MAIS ANTIGO

Correio do Povo (Porto Alegre, 14 de outubro de 2006. Pág. 3)

Photobucket - Video and Image Hosting
Ministra Matilde Ribeiro, da Seppir

Na Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora, considerado o clube negro mais antigo do país em atividade, a ministra Matilde Ribeiro se reuniu ontem com membros do movimento negro gaúcho, com quilombolas, jovens, religiosos de matriz africana e ativistas culturais, para apresentar a programação e incentivar a participação de representantes locais nas atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra.

Zumbi dos Palmares foi morto em 20 de novembro de 1695 por lutar pela liberdade dos negros. Há 35 anos, a data tornou-se elemento propulsor do movimento negro brasileiro na luta por direitos e enfrentamento das desigualdades sociais. Em 1978, o 20 de novembro passou a marcar o Dia Nacional da Consciência Negra e foi incorporado como referência no combate ao racismo e na valorização da identidade afro-brasileira.

Foto: Divulgação/Seppir

MATILDE VEIO ANUNCIAR PROGRAMAÇÃO

Correio do Povo (Porto Alegre, 14 de outubro de 2006. Pág. 3)

Os 35 anos do Dia Nacional da Consciência Negra serão comemorados no DF e em cinco estados

Contrariando segmentos da sociedade brasileira que defendem a inclusão do negro sem o envolvimento governamental, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial promoverá, em novembro, uma série de eventos que acontecerão concomitantemente no Rio Grande do Sul, em São Paulo, no Rio, na Bahia e no Distrito Federal. "Há pessoas que acham que isso deve ser diluído pela sociedade, mas acreditamos serem necessárias ações políticas que promovam essa inclusão", afirmou a ministra Matilde Ribeiro, em visita, ontem, a Porto Alegre.

Ela apresentou a programação de comemoração dos 35 anos do 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. "Vamos comemorar aquilo que há 35 anos era um sonho e hoje virou realidade", salientou a ministra. No Estado, as atividades estarão concentradas em Porto Alegre e em Santa Maria. No dia 24 de novembro, a Capital sediará o Quilombo Axé, encontro entre integrantes de quilombos urbanos e o cantor Martinho da Vila. "Queremos promover um encontro sociocultural entre quilombolas e ícones da MPB", destacou Matilde. O evento deve terminar com um show do artista, que terá a participação de quilombolas, expondo à população a cultura dos quilombos.

Entre os dias 24 e 26 de novembro, será realizado em Santa Maria o Encontro Nacional de Clubes Negros. "Como os negros não podiam freqüentar os clubes dos brancos, criaram seus próprios clubes", explicou a ministra. A intenção do evento é reunir associações de diversos estados no Rio Grande do Sul, que concentra o maior número de clubes de negros do Brasil - cerca de 30. "Também queremos que o movimento prepare, durante o encontro, uma agenda de ações para o governo federal", acrescentou a ministra.

SEPPIR DESCENTRALIZA AÇÕES PARA MARCAR OS 35 ANOS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

por Isabel Clavelin e Mery-Lucy Souza, da Assessoria de Comunicação Social da Seppir

Há 35 anos, homens e mulheres do Grupo Palmares, reunidos entre idas e vindas pela Rua da Praia e a esquina Democrática, no centro de Porto Alegre, revelaram o 20 de Novembro como data do assassinato do líder Zumbi dos Palmares. A simbologia da data tornou-se elemento impulsor para a conscientização da negritude no Brasil, de mobilizações pela conquista de direitos e enfrentamento das disparidades entre os grupos sociais.

A rede tecida na capital gaúcha expandiu-se e, em 1978, durante congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, a data foi incorporada como referência para combate ao racismo e valorização da identidade afro-brasileira, passando a ser denominada “Dia Nacional da Consciência Negra”.

Por conta desse marco, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República está organizando, em nível nacional, uma série de atividades (seminários nas áreas da saúde, educação e trabalho, exposições e mostras culturais) com entidades sociais atuantes no universo étnico-racial nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e no Distrito Federal.

Pelo Rio Grande

No Rio Grande do Sul, as ações estarão concentradas em Porto Alegre e Santa Maria aglutinando a valorização do patrimônio imaterial e material afro-brasileiro por meio da revitalização de clubes negros (como as conhecidas centenárias Sociedade Floresta Aurora e Satélite Prontidão), reestruturação dos quilombos urbanos e rurais, manifestações culturais e religiosas.

A programação se inicia em Porto Alegre, no dia 24 de novembro, envolvendo os quilombos urbanos da capital: Família Silva, Areal da Baronesa e dos Alpes no projeto Quilomboaxé. A iniciativa consiste no intercâmbio cultural entre artistas e ativistas culturais afro-brasileiros com as comunidades quilombolas, cujos saberes e valores culturais evidenciam preciosidades da identidade brasileira.

Já no dia 25 de novembro, a agenda contempla a região central do Rio Grande com a realização do 1º Encontro Nacional de Clubes Negros, tendo com público estimado cem representantes de sociedades, agremiações e clubes, além de ativistas quilombolas e religiosos de matriz africana. Santa Maria sediará um debate inédito sobre as estratégias de revitalização dos espaços culturais e de convivência negros, os quais detêm importância histórica por serem pólos de luta pela liberdade e sociabilidade do povo negro.

Articulações locais

Em sua visita a Porto Alegre, nesta sexta-feira (13), a ministra Matilde Ribeiro foi recebida por grupos de comunicação para divulgação das comemorações dos 35 anos do 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Na Sociedade Beneficente Cultural Floresta Aurora, clube negro mais antigo do Brasil em atividade, encontrou-se com diferentes setores do movimento negro gaúcho (quilombolas, juventude, religiosos de matriz africana e ativistas culturais) para fomentar a programação para evidenciar os 35 anos da Consciência Negra e a participação de representantes locais nas demais atividades que serão promovidas nacionalmente.

Fonte: (www.presidencia.gov.br/seppir)

SOCIEDADE CIVIL E SEPPIR REVERENCIAM ZUMBI DOS PALMARES

por Isabel Clavelin e Mery-Lucy Souza,
da Assessoria de Comunicação Social da Seppir
Photobucket - Video and Image Hosting

Zumbi dos Palmares – 1655 a 1695
Crédito: Vidas Luso Fonas

Um projeto específico de mobilização social está sendo preparado pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em parceria com o movimento social anti-racismo, organizações públicas e privadas para comemorar os 35 anos do 20 de novembro, como data comemorativa do calendário afro-brasileiro.

Em 1971, o movimento negro do Rio Grande do Sul, lançou a sociedade brasileira, a proposição de consagração de Zumbi dos Palmares, líder negro do quilombo Palmares, como herói nacional e a referência da data de sua morte - 20 de novembro, como o Dia Nacional da Consciência Negra.A Ministra Matilde Ribeiro vem se reunindo com o comitê organizador desse evento, e com lideranças da sociedade civil na preparação de diversas atividades que serão desenvolvidas em diversas regiões brasileiras.

O objetivo desse projeto é contribuir para o fortalecimento das reflexões sobre a importância das ações afirmativas, como diretriz para a consolidação da Política nacional de Promoção da Igualdade Racial, divulgar os resultados das realizações do governo federal, no campo da igualdade racial, destacando a relação com Estados e Municípios que integram o Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial-FIPIR e reafirmar o caráter internacional da luta anti-racismo, intensificando ainda, a divulgação de instrumentos que fortaleçam as ações nacionais e internacionais, no que diz respeito à promoção da igualdade racial.

Entre diversos militantes da sociedade civil, compõem o comitê organizador, Marcos Antonio Cardoso da Fundação Centro de Referência da cultura Negra, Raimundo Bujão da Comissão Especial de Assistência da Comunidade Afrodescendente da Assembléia Legislativa da Bahia representando também a ONG embaixada Africana, Marcelo Gentil, do Instituto Brasileiro de Administração para o Desenvolvimento - IBRAD e Oliveira Silveira representando o Conselho Nacional de Políticas de Igualdade Racial- CNPIR. Juntos com técnicos da Seppir, eles colaboram na organização de atividades que envolverão intercâmbio sócio-cultural entre artistas da música popular brasileira e a produção quilombola, workshop sobre políticas de igualdade racial, lançamento de publicações e editais de concursos de redação, seminário internacional sobre as Ações Afirmativas, encontro Nacional de Clubes Negros no Rio Grande do Sul, Sessão Solene no Congresso Nacional e ato político na Serra da Barriga, em Alagoas.

Calendário no Site da SEPPIRE está sendo organizado um calendário Nacional referenciando todas as atividades realizadas por municípios, entidades e grupos do movimento negro, órgãos governamentais, universidades entre outras. Nos próximos dias, no site da SEPPIR será disponibilizado um link onde as instituições interessadas, poderão cadastrar suas atividades comemorativas na agenda nacional da comemoração. Pelo endereço imprensa.seppir@planalto.gov.br, a Secretaria receberá sugestões e informações que socializadas possam contribuir para a sensibilização da sociedade para esta questão.

Fonte: (www.presidencia.gov.br/seppir)

MINISTRA DA IGUALDADE RACIAL APRESENTA PROJETO DE COMEMORAÇÃO DOS 35 ANOS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

por Isabel Clavelin e Mery-Lucy Souza,
da Assessoria de Comunicação Social da Seppir

Em sua visita a Porto Alegre, nesta sexta-feira (13), a ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, visita grupos de comunicação para divulgação das comemorações dos 35 anos do 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. A partir das 21h, se encontra com diferentes setores do movimento negro gaúcho (quilombolas, juventude, religiosos de matriz africana e ativistas culturais) para fomentar a programação proposta para evidenciar os 35 anos da Consciência Negra e a participação de representantes locais nas demais atividades que serão promovidas nacionalmente. A reunião acontece durante jantar na Sociedade Floresta Aurora, clube negro mais antigo do Brasil em atividade.

A data Há 35 anos homens e mulheres do Grupo Palmares, reunidos entre as idas e vindas pela Rua da Praia e a esquina Democrática, revelaram o 20 de Novembro como data do assassinato do líder Zumbi dos Palmares. A simbologia da data tornou-se elemento impulsor para a conscientização da negritude no Brasil, de mobilizações pela conquista de direitos e enfrentamento das disparidades entre os grupos sociais.

A rede tecida em Porto Alegre expandiu-se e, em 1978, durante congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, a data foi incorporada como referência para combate ao racismo e valorização da identidade afro-brasileira, passando a ser denominada "Dia Nacional da Consciência Negra".

Comemorações Por conta desse marco, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República está organizando, em nível nacional, uma série de atividades (seminários nas áreas da saúde, educação e trabalho, exposições e mostras culturais) com entidades sociais atuantes no universo étnico-racial nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e no Distrito Federal.

No Rio Grande do Sul, as ações estarão concentradas em Porto Alegre e Santa Maria aglutinando a valorização do patrimônio imaterial e material afro-brasileiro por meio da revitalização de clubes negros (como as conhecidas centenárias Sociedade Floresta Aurora e Satélite Prontidão), reestruturação dos quilombos urbanos e rurais, manifestações culturais e religiosas.

A programação se inicia em Porto Alegre, no dia 24 de novembro, envolvendo os quilombos urbanos da capital: Família Silva, Areal da Baronesa e dos Alpes no projeto Quilomboaxé. A iniciativa consiste no intercâmbio cultural entre artistas e ativistas culturais afro-brasileiros com as comunidades quilombolas, cujos saberes e valores culturais evidenciam preciosidades da identidade brasileira.

Já no dia 25 de novembro, a agenda contempla a região central do Rio Grande com a realização do 1º Encontro Nacional de Clubes Negros, tendo com público estimado cem representantes de sociedades, agremiações e clubes, além de ativistas quilombolas e religiosos de matriz africana. Santa Maria sediará um debate inédito sobre as estratégias de revitalização dos espaços culturais e de convivência negros, os quais detêm importância histórica por serem pólos de luta pela liberdade e sociabilidade do povo negro.

35 Anos do 20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra
Data: 13 de outubro de 2006
Horário: 21h
Local: Sociedade Floresta Aurora
(Av. Cel. Marcos, 527 - Pedra Redonda)
Porto Alegre / RS

20 DE NOVEMBRO É SUGESTÃO GAÚCHA

por Sátira Machado

Photobucket - Video and Image Hosting

Oliveira Silveira, o poeta da Consciência Negra, um dos criadores do Grupo Palmares, da Associação Negra de Cultura (www.negraldeia.blogspot.com) e conselheiro do CNPIR - Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial/Seppir (http://www.presidencia.gov.br/seppir)/

Em 1971, Ano Internacional para Ações de Combate ao Racismo e a Discriminação Racial /ONU, a imprensa gaúcha abre espaço para a divulgação da primeira evocação no Brasil do dia 20 de novembro , uma manifestação do Movimento Negro gaúcho, em alusão ao dia da morte do lider do Quilombo dos Palmares, Zumbi.

O ato do Grupo Palmares, de Porto Alegre, em 1971, foi celebrado por negros e negras no Clube Náutico Marcílio Dias. A criação do grupo e a escolha da data, estudada e sugerida por Oliveira Silveira, foi fruto de encontros de negros na Rua da Praia (Rua dos Andradas), na capital gaúcha.

A partir de 1978, outros Estados passsaram a celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, no dia 20 de novembro. Em 2003, a data passou a fazer parte do calendário escolar com a implementação da Lei 10.639/03, que inclui o ensino sobre a "História e Cultura Afro-Brasileira" nas escolas do Brasil e dá outras providências.

O Prof. Hélio Santos destaca que o Movimento Negro é o movimento social mais antigo do Brasil. Constituído a partir de 1630, o Quilombo dos Palmares foi um dos maiores movimentos sociais na história do País. Na Serra da Barriga, em Alagoas, o quilombo foi espaço de resistência e conscientização onde a comunidade negra podia preservar as raízes africanas e pensar em alternativas para o povo negro no novo continente. No ano de 1670, a República dos Palmares já abrigava mais de 50 mil africanos refugiados do escravismo colonial que mais tempo durou no mundo, até 1888.

Em 1986, o local foi tombado. A Serra da Barriga fica a 80 Km de Maceió, no município de União dos Palmares e é considerado o principal sítio arqueológico do país. O arqueólogo da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Zanettini, o professor americano Charles Orser, da Universidade de Ilinois e o professor da Unicamp Pedro Paulo Funari foram os primeiros pesquisadores na serra. Hoje, o arqueólogo estadunidense Dr. Scott Allen, radicado no Brasil há cerca de uma década, é quem responde pelo sítio arqueológico da Serra da Barriga, junto com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da UFAL (Nepa).

Fonte: NÓS SOMOS MÍDIA (www.satirajornalista.blogspot.com)