terça-feira, junho 06, 2006

MUSEU TREZE DE MAIO RECEBE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL POR TRABALHOS DE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO

por Jaiana Garcia

Photobucket - Video and Image Hosting
Prefeito Valdeci Oliveira recebeu um exemplar da revista na tarde desta segunda

Foi lançada nesta semana, no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, a segunda edição da revista brasileira de museus e museologia, chamada "Musas". Na revista, dez páginas são dedicadas a um artigo, escrito pela diretora do Museu Treze de Maio de Santa Maria, Geane Escobar, e por Leonardo Veronimo Lameira, na época, estudante de Arquitetura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o qual realizou seu trabalho de conclusão de curso abordando a historicidade do museu, e da professora do curso de Arquitetura da UFSM Lucienne Rossi Lopes Limberger, orientadora de Leonardo. A revista "Musas" é uma publicação do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional)

Geane foi convidada pelo Ministro da Cultura, Gilberto Gil, para prestigiar o lançamento da revista. "Nos sentimos muito orgulhosos em ver nosso artigo publicado, pois foram dezenas de materiais entregues e pudemos ver nosso trabalho reconhecido no país e fora daqui também", garante Geane. O convite surgiu após a participação, do dia 29 de maio até 1º de junho, do 10º Fórum Estadual de Museus, que aconteceu em Porto Alegre. Dois trabalhos de Santa Maria foram selecionados para participar do fórum. Um deles do Museu Treze de Maio, feito pela professora Maria Rita Py Dutra, que visa a uma proposta de construção da igualdade racial através da literatura infantil. Maria Rita é coordenadora do Núcleo de Ação Cultural e Educativa do Museu Treze de Maio. Outro trabalho escolhido foi do Centro Histórico Coronel Pilar, da Brigada Militar.

"Durante o fórum aperfeiçoamos e reafirmamos coisas que já estão sendo feitas por nós. Discutimos uma política nacional para os museus, já que a lei dos museus está tramitando no Congresso Nacional. A partir da aprovação desta lei, deixaremos de depender da legislação internacional para adequar nossos trabalhos", explica a diretora do Museu Treze de Maio. Durante o encontro também foi apresentado o Guia de Museus do Rio Grande do Sul, onde a entidade de Santa Maria está cadastrada como o primeiro museu afro do Estado.

A diretora do Museu entregou na tarde da última segunda (5), ao Prefeito Valdeci Oliveira, um exemplar da revista "Musas". O encontro foi no Gabinete do Centro Administrativo.

Foto: Tiago Machado
www.santamaria.rs.gov.br