sábado, novembro 26, 2005

STCAS PROMOVE CONFERÊNCIA SOBRE IGUALDADE RACIAL

da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do RS

Começa nesta sexta-feira (27), às 19h, a I ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. Organizada pela Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (STCAS), através do Departamento de Cidadania (Decid), em parceria com as entidades da sociedade civil organizada, o encontro se estenderá até próximo dia 29.

A previsão é que o evento deva reunir mais de 400 pessoas no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa na solenidade de abertura. Os demais trabalhos se realizarão no Colégio Pão dos Pobres, localizado na esquina da Rua da República com a Avenida Praia de Belas, em Porto Alegre.

O processo é nacional e deverão preparar as federações para a 1ª Conferência Nacional, que acontecerá nos dias 30 de junho e 2 de julho, em Brasília. No sábado (28), está confirmada a presença da ministra Matilde Ribeiro, titular da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

Depois de mobilizados os municípios gaúchos, em três conferências municipais e seis regionais, o Estado elegeu 280 delegados que deverão apresentar, no evento desta sexta-feira, as demandas regionais dos movimentos sociais, 60% delas voltados para a comunidade negra e as demais representando os índios, quilombolas, judeus e palestinos. Para a diretora do Decid, Neuza Zoch, a sociedade civil gaúcha está articulada e o apoio governamental foi fundamental para a realização da Conferência. ?O Estado cedeu o escritório e infra-estrutura para a construção do projeto da conferência?, esclareceu Neuza Zoch.

A diretora do Decid aponta o reconhecimento das terras quilombolas, o assentamento de índios, a educação, saúde e a capacitação do negro para o mercado de trabalho, como prioridades deste segmento social no Rio Grande do Sul. O tema da conferência é ?Estado e Sociedade Promovendo a Igualdade Racial?, que permitirá a avaliação das políticas públicas referentes à promoção da igualdade, envolvendo acordos internacionais assinados pelo Brasil, entre outros assuntos.

Abaixo a programação do evento (poderá sofrer ajustes)

Programação

27.05.05
1º parte
Composição da mesa: autoridades e representantes das etnias
Hino Nacional
Pronunciamento das autoridades
Momento cultural: Hino do Rio-grandense, interpretação de Claudia Quadros.
encerramento

2º parte
Apresentação do Regimento Interno e do Regulamento da Conferência Estadual.
Encerramento
Janta no colégio Pão dos Pobres

28.05.05
Colégio Santo Antônio Pão dos Pobres
(Rua da Republica, esquema com Av. Praia de Belas)
Após a janta: programação cultural alternativa.
Teatro : Hamlet Sincrético, grupo Caixa Preta.
Documentário (video)
Rodas: Capoeira, samba de roda
20h e 30 min - Trabalho da Subcomissão de Relatoria
Reunião com relatores de grupos. Encaminhamento de textos para a digitação.

29.05.05
Colégio Santo Antônio Pão dos Pobres
Das 6 às 9h Café da manhã.
Das 9 às 11h. Apresentação e discussão dos Relatórios de Grupo para estabelecer o Relatório Final da Conferência.
Das 11h às 12h e 30 min: escolha dos delegados à 1º Conferência Nacional
Encerramento e almoço.

www.estado.rs.gov.br