sexta-feira, junho 03, 2005

CNPIR A TODO VAPOR NA RETA FINAL PARA ENCONTRO HISTÓRICO

da Assessoria de Comunicação Social da Seppir
(Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial)

Todos juntos, rumo à 1a Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Esse é o clima para a terceira reunião do CNPIR (Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial) este ano, a última antes da Conferência, nos dias 30 de junho, 1o e 2 de julho. A reunião, a sétima desde a criação do Conselho, em 2003, acontece entre quinta (2) e sexta-feira (3), em Brasília.

Para a secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, ministra Matilde Ribeiro, a participação dos conselheiros tem sido decisiva para a preparação da Conferência Nacional.

"A atuação dos conselheiros é de extrema importância para que a Conferência consiga agregar todos os anseios e propostas dos grupos discriminados no Brasil e, dessa forma, ser o mais propositiva possível", afirma a ministra.

Cinco conselheiros do CNPIR integram a Comissão Organizadora da 1a Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial: Anita Schuartz, da Conib (Confederação Israelita do Brasil), Azelene Kaingáng, da Warã (Instituto Indígena Brasileiro), Cláudio Domingos Iovanovitchi, da Apreci (Associação de Preservação da Cultura Cigana), Deise Benedito, do Fórum Nacional de Mulheres Negras, e Emir Saleh Mourad, da Copal (Confederação Árabe Palestino Brasileira).

Além deles, diversos conselheiros integram as subcomissões organizadoras (Relatoria; Comunicação; Infra-estrutura; Articulação e Mobilização; e Regimento e Regulamento). Outros também se dedicam ao acompanhamento e coordenação das conferências estaduais, consultas indígena e quilombola e audiência cigana, etapas preparatórias à Conferência Nacional.

O coordenador-executivo da 1a Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Jorge Carneiro, apresentará na reunião um balanço das conferências estaduais já realizadas.

"Essas conferências têm mostrado para nós um outro Brasil, muito particular em cada Estado, de uma diversidade tamanha, graças às diferenças regionais na composição étnica das populações", diz Carneiro. Ele acredita que a variedade de propostas apresentadas até aqui enriquecerão em muito o debate durante a Conferência Nacional.

No encerramento dos trabalhos, será feita uma distribuição de tarefas, com a definição do cronograma de trabalho para a 1a Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Para o engajamento de todos, tanto titulares como suplentes foram convocados para esse encontro.

O CNPIR reúne 23 representantes da sociedade civil e 18 do Governo Federal. É um órgão de caráter consultivo para a formulação e implementação de políticas públicas para a igualdade racial. A sociedade civil é representada no Conselho pelas seguintes entidades: APNs (Agentes de Pastorais Negros); ANPN (Associação Nacional de Pesquisadores Negros); Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras; Abong (Associação Brasileira de Organizações não-Governamentais); Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão); Apreci (Associação de Preservação da Cultura Cigana); Anceabra (Associação Nacional dos Coletivos de Empresários e Empreendedores Afro-Brasileiros); Conib (Confederação Israelita do Brasil); CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); CNAB (Congresso Nacional Afro-Brasileiro); Conen (Coordenação Nacional das Entidades Negras); Conaq (Coordenação Nacional de Quilombos); Copal (Confederação Árabe Palestina do Brasil); Fenatrad (Federação Nacional dos Trabalhadores Domésticos); Fórum Nacional de Mulheres Negras; Instituto Ethos de Responsabilidade Social; Intecab (Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-brasileira); Inspir (Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade Racial) e Unegro (União de Negros pela Igualdade); e Warã - Instituto Indígena Brasileiro, além dos representantes com notório reconhecimento nas relações raciais: professor Kabengele Munanga; a cantora Leci Brandão e o poeta Oliveira da Silveira.

***************
O conselheiro do CNPIR - RS, Oliveira Silveira, é integrante da Comissão Organizadora da 1ª Conferência ESTADUAL de Promoção da Igualdade Racial e da Sub-Comissão de Comunicação da 1ª Conferência NACIONAL de Promoção da Igualdade Racial, composta também pelos conselheiros Leci Brandão e Nelson Inocêncio, vinculada a Assessoria de Comunicação da Seppir, composta pelos jornalistas Cláudio Eugênio (coordenador), Osmar Camelo e Isabel Clavelin.

Photobucket - Video and Image Hosting
Os conselheiros do CNPIR -RS Elaine Oliveira Soares, Vera Beatriz Soares e Oliveira Silveira editaram o Informativo dos Conselheiros do CNPIR-RS das conferências estadual e nacional (produção - reportagem e editoração da jornalista Sátira Machado), com o objetivo de dar visibilidade às ações dos gaúchos nos eventos.

www.presidencia.gov.br/seppir
www.planalto.gov.br/seppir
DESTAQUE SEPPIR - 28 de maio a 3 de junho de 2005 – nº 039 - Ano 1