quinta-feira, maio 13, 2004

PRÉDIO DO MUSEU TREZE DE MAIO É TOMBADO

da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Maria

São 116 anos desde a abolição da escravatura no Brasil, comemorados nesta quinta e Santa Maria dá um importante passo no resgate de uma dívida histórica com a comunidade negra, de acordo com prefeito Valdeci Oliveira. Foi assinado em seu gabinete, na tarde desta quinta,13, o decreto que autoriza o tombamento do prédio da Antiga Sociedade Cultural Ferroviária Treze de Maio, como Patrimônio histórico do município. Este prédio fundado em 1903, tem 101 anos de existência e é onde está implantado o Museu Treze de Maio.

O ato contou com a presença de integrantes do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural, Associação dos amigos do Museu Treze de Maio, representantes do Governo municipal e da Universidade Franciscana(UNIFRA), parceira no desenvolvimento do projeto de revitalização do prédio que será sede do Museu.

A Diretora do Museu Treze de Maio, Giane Escobar, considerou o ato como uma vitória, pois após 101 anos de existência deste prédio é reconhecido o seu valor para a história da cidade. Geane destacou também, outras vitórias da comunidade negra na história do país, como a política de cotas nas universidades e a inclusão da história da raça negra no currículo das Escolas de ensino fundamental.

O secretário de Cultura, Humberto Gabbi Zanata, agradeceu a parceria das diversas entidades para a realização tanto do projeto, como deste ato e destacou a importância de pessoas que trabalham pela cultura e resgate histórico em Santa Maria.

O prefeito Valdeci Oliveira resgatou alguns atos realizados pelo movimento negro em Santa Maria que sempre tiveram o apoio do executivo, sugeriu a inclusão de projetos ligados a comunidade negra para captação de recursos pela Lei de Incentivo à Cultura(LIC) e ainda recebeu das mãos da Diretora do Museu Treze de Maio, o projeto de revitalização do prédio, com detalhes de sua estruturação.

Projetos - O próximo passo após a assinatura deste decreto, de acordo com Marta Messias, coordenadora da coordenadoria de Políticas públicas para a comunidade negra é a construção do projeto de lei , para enviar à Câmara de Vereadores. A intenção dos integrantes desta coordenadoria e movimento negro é de que neste mês seja finalizada esta etapa.

Através da coordenadoria de Políticas públicas para a comunidade negra, já está em fase de implantação o Projeto Capoeira na Escola. De acordo com Marta Messias, o projeto atende a Escola João Link Sobrinho com 2 turmas do ensino fundamental, o que totaliza 40 alunos com aulas 2 vezes por semana. A Escola da Nova Santa Marta é a próxima que deverá ser contemplada com o projeto.

www.santamaria.rs.gov.br

quarta-feira, maio 12, 2004

MUSEU QUE HOMENAGEARÁ COMUNIDADE AFRO SERÁ TOMBADO PELO MUNICÍPIO

da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Maria
12/05/2004 - 18:46:51h

O prédio da Antiga Sociedade Cultural Ferroviária Treze de Maio, local onde será implantado o museu Treze de Maio, vai virar patrimônio histórico do município nesta quinta, 13, dia em que se comemora a Abolição da Escravatura. O tombamento provisório do local, ocorrerá às 17h, no gabinete do prefeito Valdeci Oliveira e contará com as presenças de representantes do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Comphic) e da Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio (AAMTM).

Neste mesmo dia, será entregue ao prefeito o projeto de implantação do museu, que terá fotos, símbolos, e oficinas sobre a culinária africana e afro-brasileira. Também está previsto que o museu terá uma biblioteca sobre a cultura negra. Para implantar o museu, a prefeitura e o Conselho vão buscar um montante de R$ 500 mil junto à Lei de Incentivo a Cultura (Lic) e ao governo federal.

Com o tombamento da Sociedade Ferroviária, que já funcionou como um clube social exclusivo para afro-descendentes, nada poderá ser alterado no local sem o consentimento da Diretoria de Patrimônio do Município.

O prefeito Valdeci Oliveira considerou que o tombamento serve como resgate da dívida histórica que o povo brasileiro tem com a comunidade negra. “É mais do que justa a criação desse museu que deverá se tornar um símbolo para a comunidade afro”, afirmou ele.

Já foi aprovado pela Câmara de Vereadores, um convênio entre a prefeitura e a Associação dos Amigos do Museu Treze de Maio para a utilização do museu. O documento estabelece que durante cinco anos a prefeitura se responsabiliza pelo pagamento de água e de energia elétrica e como contrapartida os estudantes da rede municipal terão entrada franca no local em determinadas datas. O prédio está situado na Rua Silva Jardim, nº 1407.

www.santamaria.rs.gov.br